ENTREVISTA2020-11-19T16:29:10+00:00

ENTREVISTAS

  • “O PBM permite uma recuperação mais rápida e ajuda o sistema a funcionar de forma mais inteligente e sustentável”

    As mais-valias do Patient Blood Management (PBM) estiveram em destaque num simpósio da Sociedade Iberoamericana de PBM, que decorreu no Porto. Axel Hofmann, presidente do Comité de Direção da OMS para a Implementação do PBM e membro do Conselho da International Foundation for PBM, fala sobre as mais-valias de uma estratégia que salva vidas e que diminui os custos. Como diz, na entrevista, o PBM não pode ser confundido com "transfundir menos".

  • “O microbioma é extremamente importante na prevenção e no tratamento da infeção por HPV”

    A vacinação contra HPV é importante, mas também se deve dar relevância ao microbioma, quer na prevenção quer no tratamento. Quem o afirma é Maria Clara Bicho, ginecologista e investigadora no Instituto de Saúde Ambiental e no Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

  • Moving Beyond 2025: conferência coloca o exercício físico no centro da luta contra o cancro

    A 1.ª edição da conferência Moving Beyond 2025, totalmente dedicada à relação entre exercício físico e cancro, decorreu, a 3 e 4 de abril, na Fundação Champalimaud e superou todas as expetativas. Com um painel de especialistas de renome nacional e internacional, mais de uma centena de apresentações e cerca de 400 participantes, o evento afirmou-se como um marco na área emergente da “Exercise Oncology”. Em entrevista, Leonor Matos, da Comissão Organizadora, faz um balanço da conferência, destaca os principais temas debatidos e aponta os desafios que se colocam no futuro.

“A Medicina Interna é responsável pela diabetes em 37 ULS, em 18 destas há uma partilha de cuidados com a Endocrinologia”

|

Desconhecimento da realidade da organização dos cuidados à pessoa com diabetes é a principal crítica de Mónica Reis, ao novo despacho do Governo, que cria, nomeadamente as Equipas de Coordenação Local ( ECL) da Diabetes. A coordenadora do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna apela, assim, à alteração do ponto 10b.

“A prática da medicina não é apenas técnica e científica, mas também humanística e moral”

|

As 3.ªs Jornadas Medicina Narrativa vão realizar-se nos dias 4 e 5 de abril, em Lisboa. O objetivo é promover a importância das Humanidades Médicas, que têm benefícios quer para os doentes quer na prevenção do burnout dos profissionais de saúde, segundo Margarida Lobo Antunes, coordenadora do Departamento da Criança e do Adolescente do Hospital Lusíadas Lisboa.

ENTREVISTAS MAIS LIDAS

Go to Top