SaudeOnline.pt / ENTREVISTA
ENTREVISTA2020-11-19T16:29:10+00:00

ENTREVISTAS

  • António Gentil Martins. “Defendo um seguro nacional de saúde obrigatório”

    Com uma lucidez desarmante e uma memória invejável, o cirurgião pediátrico António Gentil Martins – 92 anos – desfia a origem da sua paixão pela Medicina e a carreira, de mais de seis décadas. O também ex-bastonário da Ordem dos Médicos acredita que o SNS “não tem salvação” se não mudar de modelo e pede liberdade de escolha para os portugueses no acesso à saúde, através de um sistema convencionado e que incluiria um seguro obrigatório para todos.

  • Inteligência artificial

    “Devem ser criadas equipas que permitam a integração dos modelos de IA nos sistemas do SNS”

    Fundador e coordenador do Grupo de Trabalho Inteligência Artificial (IA) da Sociedade Portuguesa de Senologia, João Abrantes fala desta nova ferramenta que, embora ainda em desenvolvimento, é cada vez mais uma realidade.

  • Síndrome de Sjögren. Reumatologista alerta para sintomas comuns a outras patologias

    No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, desde 2016 que se tem uma consulta multidisciplinar para a Síndrome de Sjögren. Apesar de rara, esta condição tem “forte impacto” na vida dos doentes, daí se apostar também na investigação e na sensibilização de médicos de diferentes especialidades. O reumatologista Vasco C. Romão fala-nos da tríade de sintomas que pode ajudar na suspeição deste problema de saúde.

Stress. “Pretende-se que os profissionais possam expressar in loco o que os incomoda”

|

“Support Debriefing como cultura para redução do Stress” é um projeto da equipa da sala de Emergência do Hospital Distrital de Santarém. Este ano, foi um dos três vencedores da 3.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde” da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH). Em entrevista, a enfermeira responsável, Célia Mestre, explica as mais-valias desta partilha entre profissionais.

“A obesidade é um problema prioritário de saúde pública”

|

A obesidade é uma doença crónica e um fator de risco para muitas outras, nomeadamente para a diabetes e para as doenças cardiovasculares. Joana Louro, internista do Centro Hospitalar do Oeste e membro do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), fala desta patologia, que define como um “problema prioritário de saúde pública”, sublinhando a necessidade de mudar mentalidades, eliminar preconceitos e estigmas e encontrar estratégias de prevenção e de tratamento. O objetivo é combater este flagelo em Portugal. Hoje é Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

IA. “A ambição é melhorar o serviço aos doentes sem perder o foco na ética”

“Investigação em Dermatologia Oncológica” foi o tema da reunião realizada, no passado dia 5 de maio, no Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO) Francisco Gentil, sob a organização do Serviço de Dermatologia. Os temas altos da iniciativa, que reuniram uma audiência abrangente, foram a Inteligência Artificial (IA) em saúde e a bioética relacionada a esta mesma questão. Cecília Moura, diretora do serviço, considera tratar-se, sem dúvida, de uma inovação que será uma mais-valia para a Dermatologia Oncológica. Contudo, é preciso desenvolvê-la e regulamentá-la, tendo em conta todas as questões éticas.

“A equipa multidisciplinar é importante no controlo da hipertensão resistente ou secundária”

|

No âmbito do Dia Mundial da Hipertensão, 17 de maio, Heloísa Ribeiro, coordenadora da Consulta de Hipertensão Arterial Sistémica do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e secretária geral da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, fala da consulta pela qual é responsável, dos desafios do controlo de doentes com hipertensão resistente e secundária e da importância do seu seguimento em consulta hospitalar.

ENTREVISTAS MAIS LIDAS

Go to Top