26 Fev, 2018

Já existe uma linha de apoio para os cuidadores de idosos

A Associação Alzheimer Portugal e a Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tiram dúvidas e dão apoio psicológico.

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tem, desde junho do ano passado, uma linha telefónica – 939 324 289 – através da qual presta apoio aos cuidadores dos seus doentes e a todos aqueles que queriam esclarecer dúvidas sobre patologias do foro psiquiátrico. A associação Alzheimer Portugal presta um serviço semelhante, desde 2015, através do número 213 610 465, tenho respondido a mais de 2.800 chamadas só no ano passado.

Em declarações ao Diário de Notícias, Joaquim Cerejeira, diretoe clínico da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra, explica que “nos doentes idosos, em situações de défice cognitivo, surgem muitas vezes episódios agudos inesperados e os cuidadores ficam sem saber o que fazer. A resposta tradicional é levar a pessoa às urgência ou chamar o INEM. Nós pretendemos ajudar a resolver a situação evitando que o doente vá ao hospital”.

Dúvidas relacionadas com os efeitos secundários da medicação, sobre a duração do tratamento ou mesmo sobre como lidar com o doente são também colocadas por estes cuidadores. Quem os atende são enfermeiros especializados em saúde mental e, caso seja necessário, a chamada pode ser encaminhada para um médico.

“Estes projetos são de máxima importância porque muitos cuidadores sentem-se isolados”, salienta Ana Margarida Cavaleiro, diretora do departamento de formação e projetos da Alzheimer Portugal. “Tentamos dar resposta a todo o tipo de pedidos. Se o doente não quer comer ou tomar banho, por exemplo, damos estratégias para o cuidador ir tentando”, explica.

SO/SF

 

ler mais

RECENTES

ler mais