DESTAQUES INVESTIGAÇÃO
MP mantém investigação a morte de bebé em Portalegre, hospital arquivou inquérito
O Ministério Público (MP) continua a investigar o caso da morte de um bebé em Portalegre após alegadas falhas no socorro médico, em janeiro de 2022, enquanto o inquérito do hospital foi entretanto arquivado.
ÚLTIMAS INVESTIGAÇÃO
Saúde Investigação
Ferramenta de IA da Google prevê potencial perigo de milhões de mutações genéticas
A ferramenta de IA da Google analisou as chamadas mutações ‘missense’ [mudança de sentido, numa tradução livre para português], onde uma única letra do código genético é afetada, com a consequência de poder alterar a função das proteínas.
Financiamento público aprovado para o tratamento do cancro da mama triplo-negativo
O INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde aprovou o financiamento e a utilização pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde de Trodelvy, como monoterapia para o tratamento de doentes adultos com cancro da mama triplo-negativo irressecável ou metastático.
Alunos portugueses vencem concurso europeu com projeto para regenerar tecido ósseo
Um grupo de alunos portugueses, do Colégio Luso-Francês, venceu o Concurso Europeu para Jovens Cientistas, organizado pela Comissão Europeia, com um projeto que propõe regenerar tecido ósseo através do uso de teias de aranha.
Global Health Forum quer ser o mote para um “movimento transformador” na saúde
Mais de 200 especialistas vão juntar-se numa conferência internacional no Estoril para discutir a promoção da saúde, olhando para tudo o que a influencia, desde a construção das casas às cidades, passando pela alimentação, ambiente e educação.
Estudo da FMUP mostra que pessoas com doenças autoimunes têm receio de vacinas
O mesmo estudo mostrou ainda que os utentes mais novos, nomeadamente abaixo dos 30 anos, são os que demonstram mais preocupações sobre a possibilidade de as vacinas poderem agravar a sua doença autoimune.
José Cunha-Vaz: “Orgulho-me da Oftalmologia portuguesa”
José Cunha-Vaz, Presidente Honorário da Associação para Investigação Biomédica em Luz e Imagem (AIBILI), é o vencedor do Helen Keller Prize for Vision Research. Em entrevista lembra as suas descobertas na área da retinopatia diabética e alerta para a “falta de massa crítica” na investigação.
Estudo revela que mais de um quinto das mulheres negras em Portugal sofreu violência obstétrica
Mais de um quinto das mulheres negras e afrodescendentes em Portugal inquiridas num estudo afirmaram ter sofrido violência obstétrica na gravidez e quase um quarto no parto, situações que associam à raça, idade e condição social, segundo o documento.
Estudo europeu revela que Portugal é “campeão” em concentração tóxica de glifosato
Um estudo europeu divulgado que envolveu 12 países revela que Portugal é "campeão" em termos de concentração tóxica para consumo humano do herbicida glifosato em cursos de água doce.
Pneumologistas do São João avaliam exposição ambiental dos utentes
Dois Pneumologistas do CHUSJ querem avaliar a exposição ambiental dos utentes por considerarem que a humidade e o bolor podem ser “causas silenciosas” de doenças como a Pneumonite de Hipersensibilidade, patologia referenciada para transplante pulmonar.
Descoberto novo tipo de células cerebrais com grandes perspetivas de investigação
A nova descoberta é uma célula híbrida, a meio caminho entre os neurónios e as células gliais, noticiou a agência France-Presse (AFP).
Zika, dengue e chikungunya. “Queremos um antiviral de largo espectro, capaz de combater vários tipos de vírus”
Zika, dengue, chikungunya são vírus que ainda não causam alarme em Portugal. Contudo, com as alterações climáticas, a possibilidade de haver, pelo menos, um surto, não é todo impossível como se viu, em 2012, na Madeira com o dengue. Um dos desafios neste campo é o desenvolvimento de um antiviral, como diz Miguel Castanho, coordenador do projeto NOVIRUSES2BRAIN do Laboratório Miguel Castanho do Instituto de Medicina Molecular.
Sociedade Portuguesa de Coloproctologia abre candidaturas para bolsas de investigação
A Sociedade Portuguesa de Coloproctologia vai atribuir bolsas de investigação a internos e especialistas da área. O valor deste prémio será de 10 mil euros.