Destaque

Últimas

Investigação

Eventos

Nov
14
Sáb
Curso Básico de Cuidados Paliativos 2020
Nov 14_Nov 15 todo o dia
Curso Básico de Cuidados Paliativos 2020

Curso Básico de Cuidados Paliativos 2020

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), vai realizar o Curso Básico de Cuidados Paliativos nos dias 14 e 15 de novembro, no Seminário de Vilar, no Porto.

“O grande objetivo centra-se na aquisição de conhecimentos científicos e técnicos pertinentes e atualizados para adequar as práticas dos serviços de medicina à prestação de cuidados ao doente crónico oncológico e não oncológico, de acordo com a filosofia e os princípios dos cuidados paliativos.” afirma Elga Freire, Internista e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa da SPMI.

“Aqui os formandos irão conhecer a filosofia dos princípios dos cuidados paliativos; aprender a avaliar e tratar os principais sintomas dos doentes com doença crónica oncológica e não oncológica como a dor, dispneia, sintomas digestivos ou neuro psíquicos; aprender a identificar e abordar os doentes nas últimas horas ou dias de vida em internamento ou no domicílio; conhecer os princípios da nutrição e hidratação no final da vida; compreender os princípios éticos na doença crónica e no fim da vida; reconhecer as barreiras da comunicação com o doente terminal e os seus familiares e adquirir aptidões facilitadoras da comunicação verbal e não verbal, nomeadamente em relação às más notícias” acrescenta.

O curso destina-se a todos profissionais de saúde interessados, nomeadamente médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais e nutricionistas. As sessões incluem discussão de casos clínicos e roll playing sobre comunicação de más notícias.

» Consulte o programa aqui

» Mais informações aqui

Jun
18
Sex
III Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental @ Cineteatro Municipal Messias, Mealhada
Jun 18 todo o dia
III Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental @ Cineteatro Municipal Messias, Mealhada

III Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental:

Consulte o programa aqui

Faça a sua inscrição aqui

Site

Entrevistas

20% das crianças e jovens têm distúrbios mentais

Miguel Durães, Presidente de Direção da Associação Recovery IPSS, alerta para a importância de estarmos alerta para as alterações comportamentais nos jovens.

15% das mulheres têm perturbações obsessivo-compulsivas após o parto

Estas são “as [perturbações] menos bem diagnosticadas e as que levam mais tempo entre o primeiro sintoma e o pedido de ajuda”, afirma António Ferreira de Macedo.

PECUNIA, um projeto que promete mudar o paradigma da saúde mental

Em entrevista ao SaúdeOnline, a economista afirmou a necessidade de analisar o custo-benefício dos tratamentos na saúde mental e criar novas ferramentas de avaliação económica dos sistemas de saúde.

Depressão resistente poderá vir a ser diagnosticada através de um simples teste sanguíneo

Dados da investigação, agora revelados, sugerem esta forma de depressão pode estar associada à deficiência de uma molécula, a acetilcarnitina (ALC), e que medir os níveis sanguíneos dessa molécula pode ser uma maneira eficaz de diagnosticar o distúrbio

Mais Notícias