SaudeOnline.pt / Investigação

A importância da participação de doentes em congressos médicos

No seguimento da realização da Reunião Regional do Sul da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, cujo tema foi “A Voz do Doente”, Ana Povo, presidente do Conselho Diretivo do Centro Académico Clínico (ICBAS-CHP), falou sobre a importância da participação de doentes em congressos médicos.

Estudo revela que cerca de metade da população mundial tinha uma doença neurológica em 2021

Quase metade da população mundial em 2021 sofria de uma doença neurológica, principal causa de problemas de saúde e incapacidade a nível global, estima um estudo hoje publicado na revista médica The Lancet Neurology.

75% das pessoas com doença renal diabética sentem-se preocupadas com o agravamento da sua condição

Dados do estudo ‘Doença Renal Diabética (DRD) em Portugal – A visão dos doentes’, realizado recentemente, demonstram que três quartos dos doentes inquiridos se sentem extremamente preocupados com o agravamento da doença renal e o potencial risco de terem de realizar diálise.

Cientistas criam ‘mapa’ do coração humano em desenvolvimento

O coração, primeiro órgão que se desenvolve nos mamíferos, é formado por estruturas altamente organizadas que precisam ser coordenadas para funcionar corretamente e uma equipa científica conseguiu criar um mapa espacial do coração humano em desenvolvimento, com resolução unicelular.

  • ética

Ética. Acesso a registos clínicos para investigação devia ser certificado

“Ética na Investigação e na vida universitária” foi a temática das 2.as Jornadas de Ética da CESPU. Em entrevista ao SaúdeOnline, Rui Guimarães, o responsável pelo evento, falou de um tema que considera ser “inacabado” e cada vez mais importante.

Investigadores criam sistema que monitoriza e previne pé diabético através de ‘app’

A tecnologia foi integrada na palmilha de um sapato específico para o pé diabético, O sistema desenvolvido integra sensores, que permitem monitorizar a zona planetária e dorsal do pé, mas também as zonas de maior tensão.

Maioria dos portugueses com mieloma múltiplo nunca ouviu falar da doença

A maioria (87,1%) dos portugueses confrontados com o diagnóstico de mieloma múltiplo (MM) nunca tinha ouvido falar desta doença, apresentando apreensão e tristeza no momento do diagnóstico, com 36,6% a afirmar a necessidade de apoio psicológico para ajudar na gestão da sua doença.

Go to Top