SaudeOnline.pt / Dor-Online / Dor-online-investigação

Investigadores criam material implantável que trava inflamação da osteoartrite

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desenvolveram um material implantável que permite promover a formação e desenvolvimento de tecido cartilaginoso, assim como travar o processo inflamatório relacionado com a osteoartrite.

UC estuda preferências de local de morte de pessoas com doença avançada para que sejam cumpridas

Até ao momento não existia uma análise relativa às preferências de pessoas com doenças avançadas. De modo a colmatar essa lacuna, uma equipa de investigadores liderada pela Universidade de Coimbra (UC) está a realizar um estudo com o intuito de criar uma classificação internacional para registar os locais de cuidados e de morte, preferidos e reais, de pessoas com doenças avançadas. 

Consórcio recebe 750 mil euros para melhorar tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica

A Universidade de Coimbra (UC) integra um consórcio de investigação que recebeu 750 mil euros para melhorar o diagnóstico e o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença para a qual não existe cura.

Estudo revela que atraso no diagnóstico de endometriose em Portugal é de 8 anos

A endometriose é uma doença que afeta 228 mil mulheres em Portugal, em idades cada vez mais jovens. Na grande maioria dos casos, não apresenta uma cura, podendo apenas ser controlada.

Fundação Champalimaud participa em estudo europeu sobre terapia psicadélica

A Fundação Champalimaud (FC) vai participar num estudo clínico internacional sobre terapia psicadélica aplicada aos transtornos mentais resistentes ao tratamento nos cuidados paliativos, o primeiro sobre este tipo de tratamento financiado pela União Europeia, foi hoje divulgado.

  • Medicina Física e de Reabilitação

Estudo da FMUP mostra que referenciação para reabilitação em Portugal é reduzida

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), que estudou o perfil do doente internado em Cuidados Paliativos em Portugal, demonstra que atualmente a referenciação para a reabilitação nesta área é reduzida.

  • dor

Impacto da dor lombar é principal fator para adesão ao tratamento

Tomar ou não medicamentos para a dor nas costas depende mais do impacto sentido pelo doente do que dos conhecimentos em saúde, revela um estudo conduzido por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em que 84% dos doentes com dor lombar aderiam à medicação prescrita.

Go to Top