SaudeOnline.pt / Med-Interna / med-interna-investigação

S. aureus: Estudo da Universidade de Coimbra ajudará a melhorar a escolha da antibioterapia

O estudo, publicado na revista Nature Communications, mostrou que a bactéria S. aureus “tem um estilo de vida intracelular predominante, o que pode justificar a mudança dos critérios clínicos para escolha de antibióticos contra esta bactéria”.

  • DPOC

Tabaco pode explicar envelhecimento prematuro do coração, conclui estudo

A lesão celular induzida pelo cigarro e a resposta imune inflamatória são os dois prováveis mecanismos que explicam o envelhecimento prematuro, diz um estudo da FMUP.

Premiado projeto que pretende utilizar ecografia para avaliar crianças internadas com pneumonia

O Prémio MSD Investigação em Saúde 2022 foi entregue ao projeto “Acuidade diagnóstica da ecografia digital pulmonar de bolso para definição etiológica e vigilância de complicações de pneumonia em crianças internadas”, um trabalho desenvolvido pelo Centro Materno Infantil do Norte.

  • AVC

Unidades de AVC estão mal distribuídas e têm carência de profissionais

O estudo, coordenado pelos neurologistas Miguel Rodrigues e José Mário Roriz, analisou as 35 Unidades de AVC do país e concluiu que algumas não têm equipas próprias de enfermeiros, fisioterapeutas ou terapeutas da fala.

Cardiomiopatia dilatada. Criada aplicação que determina se a doença tem origem genética

A aplicação, já disponibilizada aos profissionais, permite que os médicos ajustem o tratamento e identifiquem os familiares que também herdaram a doença.

Deteção precoce do cancro com teste de sangue abre “uma nova era” no despiste da doença

Teste deteta se há presença no sangue de ADN tumoral circulante e pode vir a detetar até 50 tipos de cancro em pessoas ainda não diagnosticadas e sem sintomas da doença. O estudo foi coordenado pela oncologista Deborah Schrag,

Estudo revela como as bactérias evoluem no intestino numa questão de dias

Os investigadores portugueses do IGC acreditam que os resultados poderão contribuir para o desenvolvimento de terapias baseadas no microbioma relevantes para doenças relacionadas com o envelhecimento.

Go to Top