SaudeOnline.pt / NefroOnline

Projeto Parkinsound do Hospital de Braga vence prémio de investigação

Os resultados da investigação do projeto Parkinsound sugerem que a participação numa orquestra comunitária apresenta vantagens para os doentes de Parkinson que integraram o projeto piloto. No dia 11 de abril assinala-se o Dia Mundial do Doente de Parkinson.

Doença renal crónica tem o dobro da prevalência em Portugal comparada ao resto do mundo

Segundo Ana Farinha, da direção da SPN, esta situação é justificada pelo facto de, em Portugal, “o rastreio da doença renal crónica não ser uma prioridade das autoridades de saúde e, por isso, os doentes surgirem em em fases muito avançadas da doença, em situações irreversíveis”.

Doença Renal Crónica. “Todos os doentes têm direito a tratamentos individualizados”

No Dia Mundial do Rim, que se assinala hoje, Ana Farinha alerta para o impacto da doença renal crónica (DRC) a nível individual, social e económico. A secretária da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) deixa ainda críticas à falta de registos sobre doentes que não fazem hemodiálise e ao modelo de pagamento de tratamentos a entidades convencionadas.

Cientistas desenvolvem novo método de monitorização do cancro da bexiga

"É um método mais cómodo para doentes, menos dispendioso para hospitais e é rápido e preciso", afirma o investigador Hugo Santos, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

“No Encontro Renal 2022 esperamos unir a comunidade que se dedica ao estudo e tratamento das doenças renais”

O Encontro Renal 2022 decorre entre hoje e sábado, no Algarve, juntamente com o XXXVI Congresso APEDT. A antevisão do evento que junta os especialistas na área da Nefrologia é feito por Luísa Lobato, nefrologista no Centro Hospitalar Universitário do Porto, e presidente do Encontro.

  • lesão renal aguda

Lesão Renal Aguda. “É crucial conhecermos as situações que conduzem à lesão renal”

Segundo o nefrologista Aníbal Ferreira, “A manutenção de uma boa perfusão renal, de um débito plasmático renal efetivo, da hidratação do doente, bem como o tratamento dos principais fatores de risco e o compromisso do débito cardíaco são os passos-chave para otimizar a função renal e evitarmos o desenvolvimento de lesão renal aguda”.

Go to Top