• Cuidados Paliativos

“A investigação é um pilar importante para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos”

Valéria Semedo, coordenadora nacional de Cabo Verde para os Cuidados Paliativos (CP), vai receber, amanhã, uma Bolsa de Doutoramento na terceira edição do Congresso Multidisciplinar da Dor. Em entrevista, a responsável realça a mais-valia da colaboração da IM3M na formação de profissionais de saúde na área dos CP. O Congresso decorre entre 18 e 20 de setembro, em São Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia).

  • Geriatria

“Consultores em Geriatria nos cuidados primários e unidades geriátricas nos hospitais são medidas fundamentais”

José Gomes Ermida é o homenageado da terceira edição do Congresso Multidisciplinar da Dor. Em causa está o seu trabalho no desenvolvimento da Geriatria em Portugal, quer no Serviço de Medicina dos então Hospitais Universitários de Coimbra quer como formador e voz defensora da criação da especialidade de Geriatria.

  • carreira

“Carreira tem de ser sinónimo de percurso, progressão e não de estagnação”

Salomé Camarinha, médica interna de Medicina do Trabalho na ULS da Região de Aveiro, é também presidente da Comissão Nacional de Médicos Internos do Sindicato Independente dos Médicos (SIM). Em entrevista ao SaúdeOnline destaca que os mais jovens valorizam uma carreira com remuneração justa, tempo e perspetivas de futuro. E esperam que o SNS nunca venha a ter um fim.

“É preciso educar para os efeitos da retinopatia pigmentar, para que se criem redes de suporte…”

João Pedro Marques, oftalmologista e docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, fala sobre retinopatia pigmentar, uma doença hereditária que causa uma perda gradual da visão. O especialista fala sobre a doença, suas características e sintomas, falta de tratamentos disponíveis e para os principais desafios que estes doentes enfrentam na sociedade devido à patologia.

  • suplementação

“Hoje em dia qualquer pessoa adquire suplementos sem saber muito bem o porquê da sua toma”

Em entrevista, Liliana Natário, nutricionista no Hospital da Luz, fala sobre a relativização dos suplementos alimentares. A especialista em Nutrição Funcional salienta a importância de que a suplementação deve ser orientada por um profissional, caso contrário, a sobredosagem e/ou a interação entre medicamentos podem provocar efeitos prejudiciais à saúde das pessoas.

  • depressão

“Alguns dos mecanismos envolvidos no burnout são centrais na depressão”

A síndrome de burnout não é uma patologia psiquiátrica, mas quando não é tratada, pode ser fator de risco para a depressão. João Bessa, presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), fala sobre as duas condições e apela à valorização do descanso e do ‘desligar’ do mundo digital nas férias.

  • Vítor hugo azevedo

“A Fisioterapia é um dos elementos centrais na reabilitação das pessoas que vivem com condição pós-covid”

Em entrevista, Vitor Hugo Azevedo, professor adjunto da Escola Superior de Saúde do Alcoitão e fisioterapeuta respiratório e intensivista da UCI 1 da ULS Lisboa Ocidental, fala do papel da Fisioterapia Respiratória na reabilitação de pessoas que vivem com condição pós-covid.

Há “falta de consciencialização” sobre o impacto da perimenopausa, menopausa e pós-menopausa”

O ginecologista Joaquim Neves, porta-voz do estudo “Menopausa: Como é vivida pelas mulheres em Portugal”, promovido pela Wells e conduzido pela Return On Ideas, fala sobre esta fase da vida das mulheres, assim como da peri e pós-menopausa. No seu entender, é necessário haver mais informação, para que as mulheres estejam mais conscientes e preparadas, de forma a adotarem comportamentos que melhorem a sua saúde.

  • canábis medicinal

“Portugal está na linha da frente do cultivo de canábis medicinal na Europa”

A evolução na área da canábis medicinal tem sido “notória”, na opinião de Catarina Paiva, farmacêutica especialista em Farmácia Comunitária. A também estudante do Doutoramento na Faculdade de Farmácia - Universidade de Coimbra e membro do Conselho Consultivo Científico do OPCM, tece algumas considerações sobre a evolução desta atividade, em Portugal.

Go to Top