SaudeOnline.pt / Entrevista

“As unidades de AVC deveriam ter equipas treinadas e dedicadas”

Para além das assimetrias regionais no acesso a unidades de AVC, que podem colocar em causa a prestação de cuidados, outro problema é a falta de equipas próprias nestas unidades, sublinha, em entrevista, o neurologista Miguel Rodrigues.

“O médico de família numa unidade de saúde privada é cada vez mais a primeira e única opção”

João Sequeira Carlos é o diretor do Serviço de Medicina Geral e Familiar do Hospital Luz Lisboa. Em entrevista ao SaúdeOnline comenta o papel da MGF no setor privado, um dos temas que será debatido no 40.º Encontro Nacional de MGF, da Associação Portuguesa de MGF, que vai decorrer de 29 de março a 1 de abril, em Vilamoura.

“O SNS está em remodelação, é essencial criar respostas específicas para os idosos”

A coordenadora do Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), Sofia Duque, faz uma antevisão do 12.º Curso de Introdução à Geriatria. A formação irá decorrer online nos dias 3, 6 e 8 de março e presencialmente no dia 11 de março, em Lisboa. Em entrevista fala sobre o curso e alerta para a necessidade de formação em Geriatria.

Fibrilhação auricular e diabetes. “A hipocoagulação destes doentes é mandatória”

Luís Andrade, diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Entre o Douro e Vouga, alerta para o "elevadíssimo risco cardiovascular" dos doentes com fibrilhação auricular (FA) e diabetes. De acordo com o especialista, são cerca de 40% os doentes que sofrem de ambas as patologias.

Entrevista. “Serão os médicos de MGF que vão seguir as pessoas com dor de forma mais assídua”

Filipe Antunes, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), defende que apenas os casos de dor crónica de maior complexidade devem ser referenciados ao hospital. Para tal, é preciso trabalhar em inter e multidisciplinaridade.

Número de internamentos e mortes causados pelo álcool estão a aumentar desde 2017

Metade das mortes ocorrem em indivíduos com menos de 65 anos. Portugal é o país da União Europeia com o consumo de álcool mais elevado. Trata-se de um “problema muito sério para sociedade”, diz, em entrevista, José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado.

SPEDM. “É um desígnio desta Direção criar pontes com outras sociedades nacionais e estrangeiras”

Jorge Dores é o presidente do Congresso Português de Endocrinologia/73ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Diabetologia (SPEDM), que decorre entre 3 e 6 de fevereiro, em Vilamoura. Em entrevista faz uma antevisão do evento.

Insuficiência Cardíaca. “Os PRO são importantes por nos darem uma visão da forma como a pessoa vê a doença”

Gonçalo Proença vai participar como moderador numa sessão sobre autogestão da insuficiência cardíaca (IC) na reunião “Heart Team 2023”, que vai decorrer entre 26 e 28 de janeiro, no Porto. Ao SaúdeOnline, o cardiologista do Hospital Lusíadas Lisboa aborda a importância dos patient reported outcomes (PRO) e fala de algumas das suas limitações.

Insuficiência Cardíaca. “Um fluxo mais harmonioso e dinâmico entre hospital e MGF faria a diferença no tratamento”

Entre 26 e 28 de janeiro, decorre a reunião Heart Team 2023, no Porto, organizada pelo Grupo de Estudos de Insuficiência Cardíaca (GEIC) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. O coordenador do GEIC, José Silva Cardoso, deixa algumas ideias do que irá estar em debate, como a organização de cuidados.

Go to Top