SaudeOnline.pt / Entrevista
  • adolescentes

“As adolescentes já não são propriamente crianças, mas também ainda não são adultas”

No próximo dia 20 de março decorre o webinar “Consulta de Ginecologia na Infância e Adolescência”, organizado pelo Núcleo de Ginecologia da Infância e Adolescência da Sociedade Portuguesa de Ginecologia. A coordenadora do Núcleo, Filomena Sousa, alerta para as mais-valias deste apoio nos hospitais num momento em que estas consultas não são consideradas uma prioridade.

  • 27th International Meeting: Update on Dermatology

27th International Meeting: Update on Dermatology. “São palestrantes de renome com muita experiência”

António Massa é o presidente do 27th International Meeting: Update on Dermatology Treatments, que decorre entre hoje e amanhã, no Porto. As últimas atualizações em terapêutica vão estar em debate numa reunião que conta com a presença de participantes dos Países Oficiais de Língua Portuguesa (PALOP).

Revisão do preço compreensivo na hemodiálise para manter “altos níveis de qualidade”

Um estudo intitulado “Preço compreensivo da hemodiálise em Portugal”, de autoria de Eduardo Costa, especialista em Economia da Saúde, financiado pela Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), revelou que a introdução de um modelo dinâmico de preço compreensivo e a eventual revisão do modelo de gestão integrada da doença renal crónica são instrumentos cruciais para garantir a continuidade da excelência dos cuidados de hemodiálise prestados aos doentes em Portugal, com reflexos na sua longevidade e na sua qualidade de vida. Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL, fala sobre o mesmo.

3ª Conferência Nacional de Canábis Medicinal. “Estamos perante uma nova era de medicamentos”

A terceira edição da Conferência Nacional de Canábis Medicinal vai realizar-se no dia 23 de março na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Destinado à comunidade de profissionais de saúde, e tendo em conta que recentemente o Infarmed aprovou três medicamentos à base de canábis medicinal, este evento pretende ajudar a difundir conhecimento relativo a esta área.

  • doença renal

“A doença renal será a 5.ª patologia com maior impacto sobre a qualidade de vida em 2040”

No âmbito do Dia Mundial do Rim, que se assinala hoje, Edgar Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, fala sobre a doença renal crónica, seus sintomas, consequências e desafios em termos de tratamento. O nefrologista alerta para os diagnósticos tardios e para os impactos que esta patologia tem em termos de qualidade de vida.

“Estima-se que a doença renal crónica venha a ser a 5.ª causa de morte no Mundo em 2040”

Ana Farinha, nefrologista e coordenadora em clínicas de hemodiálise, fala sobre a doença renal crónica e sobre os tratamentos de hemodiálise e diálise peritoneal. A médica considera que mais do que tratar a patologia na sua fase terminal, é mais importante apostar na sua prevenção, até porque se trata de uma doença com forte impacto na qualidade de vida dos doentes e cujos números têm vindo a aumentar.

  • diabetes

“Os médicos devem procurar ativamente a doença renal e estar conscientes desta necessidade”

Mónica Reis, coordenadora do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, fala sobre a relação diabetes/rim, que segundo indica não é, como se pensava, uni vetorial. A internista realça, sobretudo, a necessidade da procura ativa da doença renal em doentes diabéticos, visto que quando há sintomatologia, esta disfunção já se encontra em fase avançada.

  • Doença Renal Crónica

Doença Renal Crónica. “É preciso rastrear de forma proativa a população de risco”

Jorge Malheiro, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e nefrologista da ULS de Santo António, considera ser fundamental rastrear a doença renal crónica em populações de risco, sobretudo nos cuidados primários.

  • Joana Oliveira

APDPI. “Episódios de incontinência não são normais e devem ser vistas por uma equipa multidisciplinar”

A Associação Portuguesa para a Disfunção Pélvica e Incontinência (APDPI) foi recentemente criada com o intuito de ajudar e encaminhar os doentes que sofram com algum tipo de incontinência. Em entrevista, a presidente da associação, Joana Oliveira, explica como surgiu esta iniciativa e fala da importância do acompanhamento destes doentes. 

  • Bercina Candoso

Incontinência urinária de esforço. “Estas mulheres apresentam quadros de depressão que levam ao isolamento social”

Enquanto não tratada, a incontinência urinária de esforço pode ter um impacto muito negativo nas mulheres. Em entrevista, Bercina Candoso, assistente hospitalar graduada de Ginecologia e Obstetrícia na ULS de Santo António e responsável pela Unidade de Uroginecologia e Pavimento Pélvico do Centro Materno Infantil do Norte, fala um pouco sobre esta patologia, apontando que pode ser de fácil resolução.

Go to Top