SaudeOnline.pt / Entrevista
  • esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla

Projeto de big data visa ajudar doentes com esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla

Mamede de Carvalho é neurologista e responsável pela Consulta de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), mais propriamente no Hospital de Santa Maria. Em entrevista ao SaúdeOnline dá a conhecer o projeto BRAINTEASER, que tem como objetivo integrar dados que permitam uma resposta mais personalizada a doentes com esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla.

  • Doenças hemato-oncológicas

Doenças hemato-oncológicas. “Os doentes devem manter um follow-up para despiste de eventuais complicações tardias”

Manuel Abecasis, presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), fala sobre doenças hemato-oncológicas na véspera das Jornadas Nacionais Virtuais, que se realizam amanhã. Além de abordar os avanços nos tratamentos, alerta para a importância dos direitos de quem teve um cancro.

  • Cancro cabeça pescoço

Cancro Cabeça Pescoço. “Todos os anos são diagnosticados 2.500 a 3 mil novos casos”

No âmbito da 11.ª Campanha de Sensibilização para o Cancro da Cabeça e Pescoço - Make Sense, que tem este ano como foco a prevenção primária, secundária e terciária, Ana Joaquim, médica oncologista dedicada à investigação na European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC), em Bruxelas, e presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, fala da patologia, referindo que, todos os anos, são diagnosticados quase 3 mil novos casos no nosso país.

“Os temas principais para esta Direção são a morte súbita cardíaca e a fibrilhação auricular”

Diogo Magalhães Cavaco é, desde abril, presidente da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Eletrofisiologia (APAPE) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). O cardiologista fala das suas motivações para abraçar este desafio, dos objetivos a que esta Direção se propõe e do tema das arritmias em geral.

  • dor crónica

“A dor crónica é muito mais que neurotransmissores e vias anatómicas”

José Castro Lopes é Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e desempenha atualmente o cargo de Vice-Reitor da Universidade do Porto. Foi até recentemente o titular da Cátedra em Medicina da Dor da Faculdade de Medicina do Porto, a única do país. Em entrevista, fala sobre dor, sobretudo dor crónica.

  • opioides

“A formação médica contínua em dor é essencial”

Hugo Ribeiro, coordenador da Iniciativa Médica 3 M (IM3M), destaca a importância da formação médica contínua e como é uma área cada vez mais do interesse dos profissionais de saúde. Entre hoje e dia 15 de setembro decorre o Congresso Multidisciplinar da Dor 2023, na Figueira da Foz.

“Por cada 10 doentes do sexo feminino, apenas um homem é afetado pela colangite biliar primária”

No âmbito do Dia Internacional da Consciencialização para a Colangite Biliar Primária, que se assinala hoje, Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), fala desta patologia, que afeta, na sua maioria, mulheres e que, se não tratada e diagnosticada atempadamente, pode evoluir para cirrose.

Zika, dengue e chikungunya. “Queremos um antiviral de largo espectro, capaz de combater vários tipos de vírus”

Zika, dengue, chikungunya são vírus que ainda não causam alarme em Portugal. Contudo, com as alterações climáticas, a possibilidade de haver, pelo menos, um surto, não é todo impossível como se viu, em 2012, na Madeira com o dengue. Um dos desafios neste campo é o desenvolvimento de um antiviral, como diz Miguel Castanho, coordenador do projeto NOVIRUSES2BRAIN do Laboratório Miguel Castanho do Instituto de Medicina Molecular.

“É indispensável desenvolver os centros que tratam os cidadãos com síndrome do intestino curto”

No âmbito do Mês de Sensibilização para a Síndrome do Intestino Curto, agosto, Jorge Fonseca, diretor do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Garcia de Orta e responsável pelo Centro de Nutrição Artificial, explica em que consiste esta síndrome, que envolve a falência do intestino, quais as suas causas, sintomas e formas de prevenção. O especialista faz referência à importância de se desenvolverem centros especializados no tratamento destes doentes e ao facto de que, atualmente, no nosso país, esta síndrome nem sempre é adequadamente valorizada e encaminhada.

Go to Top