Pandemia é responsável pelo aumento de mortes por AVC, diz especialista
Dados referentes a 2020 revelam um aumento de 4,2% nas mortes por AVC. Por outro lado, os óbitos por enfarte agudo do miocárdio até diminuíram.
Dados referentes a 2020 revelam um aumento de 4,2% nas mortes por AVC. Por outro lado, os óbitos por enfarte agudo do miocárdio até diminuíram.
"O que intrigava a equipa era qual o compartimento celular para indução do impulso nervoso que estaria na génese da dor neuropática", diz o i3S.
O sensor permitirá fazer "pela primeira vez" uma avaliação contínua "totalmente automatizada e ilimitada de risco de morte súbita" por epilepsia, sublinha o investigador líder do projeto.
Movimento da National Multiple Sclerosis Society, a que a SPEM se juntou, definiu um objetivo estratégico para a próxima década, onde se pretende acabar com a Esclerose Múltipla a nível mundial.
"As metástases cerebrais são a principal causa de morbilidade e mortalidade associada ao cancro", sublinha a equipa de investigadores.
Pessoas jovens que desenvolvem esta doença têm um risco aumentado em quase 400% de desenvolverem Parkinson, conclui um estudo realizado por cientistas portugueses.
De modo a combater a principal causa de morte em Portugal, a DGS assinou um acordo europeu conjunto para a colaboração no combate ao AVC, destaca a neurologista e coordenadora da Área Cerebrovascular do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da DGS.
Estudo “mostra que é possível classificar um doente com esclerose múltipla com 80% de certeza, avaliando um conjunto de oito proteínas específicas”, diz Carlos Duarte, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular.
"As vantagens parecem claras: uma vigilância clínica mais apertada do doente em risco, com menores custos", salienta o neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Ainda assim, tratou-se de uma quebra ligeira. o que leva a DGS a destacar a continuação da resposta no "tratamento endovascular dos casos graves de AVC".