SaudeOnline.pt / Psiqonline

Entrevista. “Na Psiquiatria, o seguimento à distância não substitui a atividade presencial”

Luís Madeira, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), faz uma antevisão do XVI Congresso Nacional de Psiquiatria e Saúde Mental, que vai decorrer entre 16 e 19 de novembro, em Albufeira. Além de falar sobre algumas das temáticas, realça a multidisciplinaridade do evento que inclui também áreas como o Ambiente ou a Filosofia.

50% das perturbações mentais diagnosticadas em adultos surgem na adolescência

"Quando não diagnosticadas na adolescência, as perturbações prevalecem até à idade adulta", diz Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, entidade que lançou o “Guia para pais e professores: como apoiar a saúde mental e bem-estar dos jovens?”.

Entrevista. “A depressão no idoso manifesta-se mais frequentemente com sintomas físicos”

João Reis é médico psiquiatra e coordenador do Serviço de Psiquiatria Geriátrica do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL). Em entrevista alerta para a depressão no idoso, que nem sempre se manifesta da mesma forma que num jovem.

Aumento de consumo de antidepressivos pode indicar diagnósticos mais precoces

O consumo aumentou 8,2% no primeiro semestre deste ano face ao mesmo período de 2021, o que pode indicar um diagnóstico e tratamento mais "atempado dos quadros depressivos graves”, diz a médica psiquiatra, que integra a Coordenação Nacional para as Políticas de Saúde Mental.

Go to Top