SaudeOnline.pt / Neuroline / neuro-investigação

Prémio Maria de Sousa 2022 distingue investigações sobre cancro e doenças neurodegenerativas

Um dos projetos premiado propõe-se identificar proteínas que estão envolvidas no desenvolvimento de metástases no cancro da mama triplo-negativo. Outro vai focar-se na proteína 'tau', cuja "deposição no sistema nervoso central está associada" a diversas doenças neurodegenerativas.

Investigações sobre Lúpus e Alzheimer são as vencedoras da bolsa D. Manuel Mello

Patrícia Costa Reis é premiada pelo projeto de investigação “Dieta, microbiota e permeabilidade intestinal no Lúpus” e Tiago Gil Oliveira pelo projeto “Determinantes da neuropatologia da doença de Alzheimer em ressonância magnética cerebral”.

Paramiloidose estende-se ao cérebro de forma precoce, concluem investigadores

O estudo, feito por investigadores do Centro Hospitalar Universitário do Porto, descobriu que a acumulação da proteína mutada sob a forma de amiloide no cérebro acontece em fases iniciais do início de sintomas, em alguns casos apenas três ou quatro anos após o início de sintomas.

Cerca de um milhão de euros para a Universidade de Coimbra investigar infeções gastrintestinais e neurociências

Este financiamento da Fundação ”la Caixa”, que vai na 5.ª edição, conta com a colaboração da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que vai financiar três dos treze projetos portugueses selecionados.

  • Envelhecimento

Projeto de investigação da U. Coimbra vai estudar o impacto de disfunções celulares no envelhecimento

O projeto já tem garantido um financiamento, num reconhecimento da "importância da investigação do processo de envelhecimento ao nível celular e abre portas a novas abordagens terapêuticas", diz o investigador principal, Nuno Raimundo.

Go to Top