SaudeOnline.pt / Neuroline / neuro-investigação
  • regeneração dos neurónios

UC lidera projeto europeu para nova tecnologia que visa a regeneração dos neurónios

A Universidade de Coimbra lidera consórcio europeu que tem como objetivo potenciar a regeneração de neurónios em situações graves, como é o caso de AVC.

Estudo revela que cerca de metade da população mundial tinha uma doença neurológica em 2021

Quase metade da população mundial em 2021 sofria de uma doença neurológica, principal causa de problemas de saúde e incapacidade a nível global, estima um estudo hoje publicado na revista médica The Lancet Neurology.

  • Alzheimer

Universidade de Aveiro faz descoberta para diagnóstico e tratamento de Alzheimer

A Universidade de Aveiro anunciou uma descoberta relacionada com uma enzima responsável por alterações químicas em moléculas de ácido ribonucleico transportador (tRNA), que “abre caminho a novos diagnósticos e tratamentos da doença de Alzheimer”.

UMinho desenvolve tratamento para travar progressão da doença de Machado-Joseph

Uma equipa liderada por investigadores da Universidade do Minho desenvolveu um tratamento “promissor” para reduzir a progressão de sintomas motores e de anomalias neuronais na doença de Machado-Joseph.

Consórcio recebe 750 mil euros para melhorar tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica

A Universidade de Coimbra (UC) integra um consórcio de investigação que recebeu 750 mil euros para melhorar o diagnóstico e o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença para a qual não existe cura.

Inteligência artificial identifica que cérebros de homens e mulheres estão organizados de forma diferente

Um estudo baseado em Inteligência Artificial (IA) ajudou a resolver uma das controvérsias entre cientistas, sobre se o género afeta a organização e o funcionamento do cérebro, ao identificar padrões distintos entre homens e mulheres.

Estudo permite compreender melhor papel da dopamina no movimento

Um estudo de cientistas da Fundação Champalimaud mostra o papel importante da dopamina no movimento, o que permite uma maior compreensão da Doença de Parkinson (DP) e poderá ajudar no tratamento dos seus sintomas.

  • cérebro

Estudo conclui que humanos usam várias regiões do cérebro para processar a melodia musical

O ser humano percebe a melodia da música através de regiões do córtex auditivo do cérebro especializadas em música e de uso geral, de acordo com um estudo publicado na passada sexta-feira pela revista Science Advances.

Go to Top