Cirurgia pode melhorar qualidade de vida de doentes com enxaqueca
O cirurgião e professor da FMUP lamenta que a cirurgia continue a encontrar resistência no seio da comunidade médica.
O cirurgião e professor da FMUP lamenta que a cirurgia continue a encontrar resistência no seio da comunidade médica.
Os investigadores da Universidade de Coimbra procuraram perceber como é que a atividade cerebral mais estável nas pessoas mais velhas pode estar associada a um desempenho comportamental mais variável.
Investigação pode abrir perspetivas terapêuticas se for encontrada forma de ativar esse mecanismo sem colocar a célula sob stresse.
"O que intrigava a equipa era qual o compartimento celular para indução do impulso nervoso que estaria na génese da dor neuropática", diz o i3S.
O sensor permitirá fazer "pela primeira vez" uma avaliação contínua "totalmente automatizada e ilimitada de risco de morte súbita" por epilepsia, sublinha o investigador líder do projeto.
"As metástases cerebrais são a principal causa de morbilidade e mortalidade associada ao cancro", sublinha a equipa de investigadores.
Pessoas jovens que desenvolvem esta doença têm um risco aumentado em quase 400% de desenvolverem Parkinson, conclui um estudo realizado por cientistas portugueses.
Estudo “mostra que é possível classificar um doente com esclerose múltipla com 80% de certeza, avaliando um conjunto de oito proteínas específicas”, diz Carlos Duarte, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular.
Esse défice ou disfunção significativa na articulação é detetável ainda sem existência de quaisquer sintomas de doença cerebrovascular, sublinha a professora da FMUP e neurologista do Hospital de São João.
A investigadora Sandra Tavares, do i3S, propõe-se identificar as proteínas que levam à formação acelerada de metástases (tumores secundários) no cancro da mama triplo-negativo.