Parkinson. Estudo descobre mecanismo de plasticidade molecular
Um estudo da Universidade de Coimbra revela “um mecanismo surpreendente de reorganização funcional do cérebro”.
Um estudo da Universidade de Coimbra revela “um mecanismo surpreendente de reorganização funcional do cérebro”.
Alterações provocadas no cérebro pelo sistema dopaminérgico parecem ser a causa, adiantam os autores deste estudo.
As conclusões deste estudo podem ser uma bússola para novos caminhos de investigação e novos tratamentos.
Equipa liderada pelo cientista Noam Shemesh vai receber o Prémio Mantero Belard e equipa liderada pela Maria Leonor Saúde vai receber o Prémio Melo e Castro, ambos no valor de 200 mil euros.
Mais de metade dos doentes têm manifestações gastrointestinais antes dos sintomas habituais, o que pode dificultar o diagnóstico. Um terço dos doentes apresentam sintomas neurológicos.
O trabalho apresenta, segundo o i3S, “novos dados para a compreensão da doença e desenvolvimento de novas terapias”.
Inquérito à população nacional confirma a existência de algum desconhecimento sobre a esclerose múltipla, uma doença que afeta cerca de 8.000 portugueses
Foi a primeira vez que em Portugal se realizou esta técnica em patologia degenerativa da coluna, nomeadamente da coluna cervical.
Este é o "primeiro estudo do género" em Portugal e também "do maior, estando previsto estudar, ao todo, 25 famílias, 2.500 casos esporádicos de Alzheimer e 2.500 controlos no decorrer do projeto", diz o CHUC.
A intervenção, feita pela primeira vez em Portugal, permitiu combinar "uma irrigação automatizada com uma aspiração controlada, através de um cateter de duplo lúmen".