Quase 40% dos profissionais de saúde reconhece ter preconceitos contra doentes obesos

Um inquérito realizado em oito países de todo o mundo indica que 38% dos profissionais de saúde reconhece ter preconceitos contra os doentes obesos e que dois terços não veem a obesidade como uma doença crónica.

  • bactérias

Estudo indica que bactérias intestinais que mais influenciam a obesidade diferem em homens e mulheres

A microbiota intestinal é formada por uma comunidade de microrganismos, desde bactérias e vírus até fungos, sendo que um desequilíbrio nos diferentes grupos bacterianos influencia o aparecimento e desenvolvimento da obesidade, com diferenças consideráveis entre homens e mulheres.

Doenças metabólicas associadas a obesidade são antecedidas por modificações “silenciosas”

Alterações no tecido adiposo poderão ser alvos terapêuticos para prevenir doenças metabólicas, que afetam 28,7% dos portugueses com excesso de peso.

  • diabetes

Mundo pode atingir 1.300 milhões de diabéticos em 2050 devido às desigualdades

As estimativas indicam que mais de três quartos dos adultos com diabetes viverão em países de baixo e médio rendimento até 2045, dos quais menos de um em cada 10 receberá cuidados abrangentes baseados em diretrizes, de acordo com The Lancet.

Universidade de Coimbra recebe financiamento para “reduzir curva da obesidade”

“PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos” é o nome do projeto da UC.

Consumo de cafeína relacionado com menor risco de diabetes, indica estudo

Os dados do estudo sueco indicaram que aproximadamente metade do efeito da cafeína na diabetes tipo 2 é mediado pela redução do índice de massa corporal, embora os investigadores tenham salientado a importância de se realizarem estudos clínicos de longo prazo.

  • diabetes

Descartar agulhas e lancetas no lixo comum é um problema de saúde pública, indica estudo

A investigação, intitulada, “Material médico cortante em Portugal: um estudo transversal das práticas de eliminação entre a população diabética”, é da Faculdade de Medicina do Porto.

Go to Top