SaudeOnline.pt / Onconline
  • transplante de células estaminais vih

Brexucabtagene autoleucel mostra benefício no tratamento da leucemia linfoblástica aguda

Os resultados do estudo ZUMA-3 mostraram uma sobrevivência global mediana de 26 meses e demonstraram que as respostas permaneceram duradouras em adultos com leucemia linfoblástica aguda de células B recidivante/refratária, com um perfil de segurança consistente observado desde a análise de dois anos. 

Investigadores revelam relação entre desregulação da microbiota e cancro da próstata

"Esta desregulação pode promover a inflamação crónica da próstata e estar implicada no desenvolvimento deste tipo de cancro", de acordo com informação avançada pela Faculdade de Medicina do Porto.

Cancro da tiroide. “As terapêuticas dirigidas devem ser utilizadas para melhorar o prognóstico dos doentes”

Em entrevista, o endocrinologista Miguel Melo salienta que as chamadas terapêuticas dirigidas oferecem taxas de resposta superiores e uma menor toxicidade nos doentes com cancro da tiroide. O especialista destaca ainda os “resultados impressionantes” do ensaio que avaliou uma nova terapêutica dirigida, o selpercatinib, no tratamento de doentes com dois tipos de carcinoma da tiroide avançado e com mutação do gene RET (uma mutação presente na maioria dos casos).

  • Mónica Nave, oncologista

“O cancro do ovário é habitualmente diagnosticado em mulheres na menopausa”

Em entrevista, Mónica Nave, oncologista do Hospital da Luz Lisboa, afirma que o cancro do ovário surge, habitualmente, após os 50 anos, em mulheres na menopausa. Segundo a especialista, trata-se do 8.º tipo de cancro mais comuns entre as mulheres. Contudo, é ainda diagnosticado tardiamente por, raramente, dar sintomas numa fase inicial.

Anticoagulação em doentes com trombose associada ao cancro

Perante um doente oncológico com suspeita ou confirmação de Trombose Venosa Profunda, a terapêutica indicada é um anticoagulante oral direto. A conclusão é dos diversos estudos que sublinham a “eficácia, segurança e boa adesão terapêutica” destes fármacos em doentes com cancro.

Go to Top