SaudeOnline.pt / Onconline
  • doenças respiratórias

Relatório revela menos mortes por pneumonia e manutenção das mortes por cancro do pulmão até 2022

Os resultados do 16.º Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR), responsável por analisar o panorama da saúde respiratória a nível nacional, entre 2018 e 2022, foram divulgados hoje. Concluiu-se que em 2021 o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu face a 2020, registando-se o óbito de 10.255 pessoas, menos 988 do que no ano anterior.

  • Doenças hemato-oncológicas

Doenças hemato-oncológicas. “Os doentes devem manter um follow-up para despiste de eventuais complicações tardias”

Manuel Abecasis, presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), fala sobre doenças hemato-oncológicas na véspera das Jornadas Nacionais Virtuais, que se realizam amanhã. Além de abordar os avanços nos tratamentos, alerta para a importância dos direitos de quem teve um cancro.

  • Cancro cabeça pescoço

Cancro Cabeça Pescoço. “Todos os anos são diagnosticados 2.500 a 3 mil novos casos”

No âmbito da 11.ª Campanha de Sensibilização para o Cancro da Cabeça e Pescoço - Make Sense, que tem este ano como foco a prevenção primária, secundária e terciária, Ana Joaquim, médica oncologista dedicada à investigação na European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC), em Bruxelas, e presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, fala da patologia, referindo que, todos os anos, são diagnosticados quase 3 mil novos casos no nosso país.

  • Ferramenta de IA da Google

Ferramenta de IA da Google prevê potencial perigo de milhões de mutações genéticas

A ferramenta de IA da Google analisou as chamadas mutações ‘missense’ [mudança de sentido, numa tradução livre para português], onde uma única letra do código genético é afetada, com a consequência de poder alterar a função das proteínas.

Financiamento público aprovado para o tratamento do cancro da mama triplo-negativo

O INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde aprovou o financiamento e a utilização pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde de Trodelvy, como monoterapia para o tratamento de doentes adultos com cancro da mama triplo-negativo irressecável ou metastático.

Go to Top