“Apenas 2% dos doentes que deveriam fazer reabilitação respiratória têm acesso ao tratamento”

A reabilitação respiratória tem um impacto direto na diminuição das exacerbações, internamentos hospitalares e consequente mortalidade relacionada com doenças respiratórias crónicas. Em entrevista, Patrícia Garrido, médica pneumologista, explica o que é a reabilitação respiratória, a quem se destina e quais os seus benefícios.

Osteogénese Imperfeita. Uma doença rara que provoca fraturas ósseas

Fátima Godinho é Reumatologista e Presidente da Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita (APOI). À margem do “Bone Dysplasias 2024: Simpósio de Displasias Ósseas”, que vai decorrer entre 16 e 18 de maio, em Lisboa, fala dos sintomas desta doença rara que afeta ossos, mas não só.

  • saúde

“Na Saúde não nos podemos dar ao luxo de estar sempre a reverter as reformas estruturais”

Nuno Rodrigues é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM). Ao SaúdeOnline, defende que o novo Governo não deve fazer ‘tábua rasa’ da reforma da Saúde iniciada pela anterior legislatura, mas, independentemente disso, devem ser reavaliadas algumas medidas. Apenas dessa forma se pode deixar de ter “vários SNS”.

“A interação da MGF com a Ginecologia é fundamental para cuidados holísticos e centrados na mulher”

As ginecologistas Maria João Carvalho e Cristina Nogueira-Silva são as responsáveis pelo Congresso que tem como principal objetivo a criação de sinergias comuns e vias de comunicação privilegiadas entre Ginecologia e MGF. Em suma, pretende-se melhorar a saúde da mulher desde a menarca à menopausa.

  • Nutri-Score

“Não existe evidência científica quanto aos benefícios do Nutri-Score”

O investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, põe em causa a eficácia do sistema de rotulagem Nutri-Score, que foi adotado em oito países europeus, incluindo Portugal. Em causa está a falta de evidência científica robusta das suas mais-valias.

Livro pretende “despertar profissionais de saúde para a abordagem da sexualidade” ao longo da vida

“Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida” é a obra coordenada por Dora Carteiro e Hélder Lourenço que vem responder ao facto de ambos acreditarem que a área da sexualidade não é devidamente abordada nas suas várias vertentes de modo a chegar aos profissionais de saúde e, por sua vez, aos utentes e população em geral.

  • Idosos institucionalizados

Idosos institucionalizados. “O médico geriatra devia ser presença obrigatória nas ERPI”

Jean-Pierre Michel dedica-se à Geriatria há mais de 40 anos, em França. Vai ser um dos oradores da 2.ª Reunião da AMIDI – Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados, que decorre amanhã, online. O médico geriatra defende a presença obrigatória de um médico geriatra em todas as ERPI.

  • Perturbação obsessivo-compulsiva

“A perturbação obsessivo-compulsiva, em si, é um risco, porque implica muito sofrimento”

Albino Oliveira-Maia, médico psiquiatra na Fundação Champalimaud, é também o presidente do conselho científico Associação Portuguesa OCD Foundation, que vai ser apresentada hoje, em Lisboa. Em entrevista, o responsável apela a que se aposte mais no conhecimento da perturbação obsessivo-compulsiva, inclusive junto dos profissionais de saúde.

  • Saúde e envelhecimento

Saúde e envelhecimento. Peritos de diferentes áreas reúnem-se em Lisboa

O 6.º Congresso CNS – Saúde e Envelhecimento: desafios para a próxima década decorre no dia 13 de abril, em Lisboa. Peritos de diferentes áreas vão debater o modelo de cuidados de saúde do futuro que consiga dar resposta ao aumento esperado de doenças neurodegenerativas, como explica Joaquim Ferreira, diretor clínico do CNS – Campus Neurológico Sénior.

  • Oncologia

“A Oncologia é das áreas mais fascinantes da Medicina, apesar de exigir muito trabalho”

José Luís Passos Coelho é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia. Em entrevista, fala sobre os objetivos da SPO para o biénio 2024-2026 e de como Portugal devera apostar mais na investigação. Deixa ainda uma mensagem de incentivo aos médicos oncologistas.

Go to Top