SaudeOnline.pt / Gastronline

“Temos cada vez mais evidências de que os desajustes da flora intestinal se relacionam com várias doenças”

De acordo com Conceição Calhau, os casos em que existe sintomatologia que remete para desequilíbrios na flora intestinal devem ser tratados, de modo a apoiar o tratamento de qualquer outra doença que possa coexistir. Em entrevista, a professora catedrática da NOVA Medical School e nutricionista especialista em Nutrição Clínica, explica a relação da alimentação com a saúde do intestino e refere em que casos deve ser feita suplementação de pre e/ou probióticos.

Novo podcast “Endoscopicamente Falando” aborda temas relacionados com a saúde digestiva

Durante o mês de março celebra-se o Mês da Consciencialização para o cancro colorretal. Nesse sentido, e com o intuito de informar a população sobre vários temas inseridos na área da saúde digestiva, a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou o podcast “Endoscopicamente Falando”.

  • Miguel Mascarenhas

Projeto português que permite detetar lesões precursoras de cancro anal foi distinguido mundialmente

Um grupo liderado por Miguel Mascarenhas, gastrenterologista da ULS São João e docente da Faculdade de Medicina de Universidade do Porto (FMUP), venceu o Prémio Banco Carregosa/SRNOM. A distinção foi atribuída a propósito do desenvolvimento de uma tecnologia que utiliza a inteligência artificial (IA) para identificação de precursores de cancro anal em anoscopia de alta resolução.

Investigadores criam protótipo que usa IA no diagnóstico de cancro colorretal

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, desenvolveram um protótipo que recorre à Inteligência Artificial (IA) para o diagnóstico de cancro colorretal.

Rastreio de bactéria na origem de 80% dos cancros gástricos arranca nos Açores

As farmácias da ilha Terceira, nos Açores, iniciaram um rastreio gratuito à bactéria Helicobacter pylori, que está na origem de cerca de 80% dos cancros gástricos, segundo o presidente do Centro de Oncologia dos Açores (COA), João Macedo.

  • Colangite esclerosante na idade pediátrica

Colangite esclerosante na idade pediátrica. “A vigilância antecipa problemas”

Isabel Gonçalves, Coordenadora da Unidade de Hepatologia e Transplantação Hepática Pediátrica da ULS de Coimbra, alerta para os sintomas da colangite esclerosante na idade pediátrica que podem ser facilmente confundidos com outras doenças.

Go to Top