• Doença de Crohn

Mais de metade dos doentes de Crohn têm controlo insuficiente da doença

Mais de metade (52,2%) dos doentes de Crohn e 44,3% das pessoas que sofrem de colite ulcerosa em Portugal têm um controlo insuficiente da doença, resultando num impacto negativo na sua qualidade de vida, revela um estudo internacional.

  • LSECtin

O impacto dos níveis da proteína LSECtin na progressão da cirrose

A diminuição dos níveis da proteína LSECtin aumenta um tipo específico de células imunitárias no fígado que pode contribuir negativamente para a progressão da cirrose. Esta é a conclusão de um estudo do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha.

Lançada linha de financiamento de 12 ME para serviços de Gastrenterologia do SNS

São elegíveis para este programa as despesas na compra de equipamentos para os serviços de Gastrenterologia, nomeadamente “equipamentos médicos considerados indispensáveis para a prestação de cuidados de saúde de qualidade”, estudos e projetos de intervenção infraestrutural nos serviços de Gastrenterologia, assim como as próprias obras.

  • bactérias

Estudo indica que bactérias intestinais que mais influenciam a obesidade diferem em homens e mulheres

A microbiota intestinal é formada por uma comunidade de microrganismos, desde bactérias e vírus até fungos, sendo que um desequilíbrio nos diferentes grupos bacterianos influencia o aparecimento e desenvolvimento da obesidade, com diferenças consideráveis entre homens e mulheres.

Go to Top