SaudeOnline.pt / APP - Investigação

Cientistas propõem guião para a prevenção de pandemias com base na biodiversidade

Cientistas propuseram um guião para a prevenção de pandemias, com base na conservação de áreas naturais e na promoção da biodiversidade, que proporcione a distância para limitar o contacto e a transferência de agentes patogénicos para os humanos.

  • psoríase

Cientistas identificam uma mutação genética responsável pela psoríase

Cientistas da Universidade Nacional Australiana descobriram uma mutação genética responsável pela psoríase, uma doença crónica inflamatória da pele, que causa lesões com relevo, vermelhas e escamosas, podendo também afetar as articulações. A psoríase é uma doença autoimune, ocorrendo assim quando o sistema imunológico ataca células saudáveis que erroneamente percebe como uma ameaça.

ULS Coimbra cria ecossistema de dados de saúde para uso em investigações

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra anunciou a criação de um ecossistema de dados de saúde para utilização de investigadores e parceiros em projetos de investigação e desenvolvimento de algoritmos para inteligência artificial.

Estudo sugere que as pessoas transmitem mais vírus aos animais do que o contrário

Um estudo divulgado sugere, com base numa extensa análise da informação genética de vírus, que as pessoas transmitem mais vírus aos animais domésticos e selvagens do que o contrário.

Cientistas extraem de muco da pele de peixe composto com potencial antibacteriano

Cientistas extraíram do muco da pele de peixe-gato-africano criado em viveiro um composto que revelou ter propriedades antibacterianas promissoras em células de mamíferos, divulgou a Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular.

  • tuberculose

Nova classificação da tuberculose visa apoiar esforços para eliminar a doença

Uma equipa internacional de investigadores apresentou uma nova forma de classificar a tuberculose, que visa dar mais atenção aos estágios iniciais da doença, indica um comunicado da britânica University College London (UCL).

Investigadores criam material implantável que trava inflamação da osteoartrite

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desenvolveram um material implantável que permite promover a formação e desenvolvimento de tecido cartilaginoso, assim como travar o processo inflamatório relacionado com a osteoartrite.

  • regeneração dos neurónios

UC lidera projeto europeu para nova tecnologia que visa a regeneração dos neurónios

A Universidade de Coimbra lidera consórcio europeu que tem como objetivo potenciar a regeneração de neurónios em situações graves, como é o caso de AVC.

  • fertilidade

Futuro de baixa fertilidade terá graves consequências para economia e sociedades

Quebras drásticas nas taxas de fertilidade da maioria dos países até 2100 e a quase duplicação simultânea da percentagem de nados-vivos nas regiões mais pobres terão “enormes consequências para as economias e as sociedades”, alerta um estudo.

Go to Top