• nutrição

Nutrição pediátrica. “Adesão das crianças a dietas especiais pode ser um processo desafiante”

Em entrevista, Bárbara Plácido, nutricionista com pós-graduação em Nutrição Pediátrica, aborda a importância, o impacto e as peculiaridades de vários tipos de alimentação específicos para determinadas condições médicas ou metabólicas que podem surgir na infância. A especialista fala, ainda, dos desafios inerentes e da importância de um acompanhamento multidisciplinar destes casos.

  • epilepsia

Estudo evidencia que Transfer Learning reduz falsas previsões de crise de epilepsia

Um estudo liderado pela Universidade de Coimbra (UC) indica que abordagens de Transfer Learning diminuem o número de falsas previsões de crises de epilepsia, mantendo a mesma capacidade de previsão em modelos de Machine Learning.

  • Displasias ósseas

Displasias ósseas. Diagnóstico precoce permite diminuir impacto da doença na vida das crianças

A XLH é uma displasia óssea que causa grande impacto na vida das crianças, face às alterações no esqueleto e aos quadros de dor óssea e muscular. Inês Alves, presidente da Associação Nacional de Displasias Ósseas (ANDO) Portugal, alerta para a importância do diagnóstico precoce, já que é das poucas doenças raras que tem tratamento.

  • VIH

Bebés do sexo masculino nascem com maior resistência natural ao VIH

Em comparação com os bebés do sexo masculino, o sexo feminino tem mais probabilidades de contrair VIH por parte das mães durante a gravidez ou parto. Além disso, os bebés do sexo masculino apresentam maior probabilidade de cura ou remissão da doença, indica um novo estudo.

  • crianças

Universidade de Aveiro cria instrumento de rastreio que identifica alterações de linguagem em crianças

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um instrumento de rastreio que identifica alterações de linguagem em crianças, permitindo a deteção precoce de possíveis dificuldades linguísticas, informou fonte da academia.

Go to Top