SaudeOnline.pt / Notícia Fechada

Estudo revela que cerca de metade da população mundial tinha uma doença neurológica em 2021

Quase metade da população mundial em 2021 sofria de uma doença neurológica, principal causa de problemas de saúde e incapacidade a nível global, estima um estudo hoje publicado na revista médica The Lancet Neurology.

Utilização dos peptídeos natriuréticos no diagnóstico da insuficiência cardíaca

O diagnóstico precoce de doença cardíaca em doentes com diabetes deve ser feito através da “avaliação dos peptídeos natriuréticos”, afirma João Sérgio Neves, médico endocrinologista na ULS São João e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, à margem das 13as Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Sul.

  • diabetes

Diabetes. Comunicação verbal e não verbal começa na sala de espera

“A Falar é que nos (des)entendemos” foi o tema central de um curso sobre comunicação na consulta médica ou de enfermagem de Diabetologia, que decorreu no dia 7 de março, no primeiro dia do 20.º Congresso Português de Diabetes.

  • insuficiência cardíaca na DM2

Peritos recomendam sistemas de CGM para gestão da glicemia e NT-proBNP no despiste de insuficiência cardíaca na DM2

A monitorização da glicemia e o despiste de insuficiência cardíaca em pessoas assintomáticas através da medição NT-proBNP são as duas recomendações mais atuais da American Diabetes Association (ADA) para pessoas com diabetes tipo 2. O tema foi abordado na conferência “Diabetes e Insuficiência Cardíaca”, patrocinada pela Roche, no âmbito do 20.º Congresso Português de Diabetes, que decorreu entre 7 e 9 de março.

Cientistas criam ‘mapa’ do coração humano em desenvolvimento

O coração, primeiro órgão que se desenvolve nos mamíferos, é formado por estruturas altamente organizadas que precisam ser coordenadas para funcionar corretamente e uma equipa científica conseguiu criar um mapa espacial do coração humano em desenvolvimento, com resolução unicelular.

Go to Top