OMS lança rede pan-europeia para reforçar vigilância de doenças e resposta a surtos

A Organização Mundial da Saúde lançou a Rede Pan-europeia de Controlo de Doenças (NDC), em conjunto com a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA), cuja diretora presidirá ao Grupo Coordenador da rede, indicou a OMS.

  • saúde sexual

Comunidades sem acesso a saúde sexual tanto nos países ricos como pobres

As melhorias globais na saúde e direitos sexuais e reprodutivos nas últimas décadas escondem comunidades que ficam cada vez mais para trás, tanto nos países pobres como nos desenvolvidos, alertou uma responsável das Nações Unidas.

Cientistas propõem guião para a prevenção de pandemias com base na biodiversidade

Cientistas propuseram um guião para a prevenção de pandemias, com base na conservação de áreas naturais e na promoção da biodiversidade, que proporcione a distância para limitar o contacto e a transferência de agentes patogénicos para os humanos.

Estudo sugere que as pessoas transmitem mais vírus aos animais do que o contrário

Um estudo divulgado sugere, com base numa extensa análise da informação genética de vírus, que as pessoas transmitem mais vírus aos animais domésticos e selvagens do que o contrário.

  • fertilidade

Futuro de baixa fertilidade terá graves consequências para economia e sociedades

Quebras drásticas nas taxas de fertilidade da maioria dos países até 2100 e a quase duplicação simultânea da percentagem de nados-vivos nas regiões mais pobres terão “enormes consequências para as economias e as sociedades”, alerta um estudo.

  • Alterações climáticas

Alterações climáticas estimulam propagação de doenças infecciosas, indica estudo

Uma equipa de especialistas alertou para o aparecimento de agentes patogénicos nocivos, apelando a uma maior sensibilização e preparação da medicina para lidar com o impacto das alterações climáticas na propagação de doenças.

Go to Top