SaudeOnline.pt / Med-Interna

AVC. “É fundamental criar uma estratégia nacional que envolva toda a cadeia de cuidados”

Renato Nunes, coordenador da Unidade de Reabilitação do AVC do Hospital da Prelada, alerta para a importância de se apostar na reabilitação do doente AVC e defende uma estratégia nacional integrada. Hoje assinala-se o Dia Nacional do Doente com AVC.

Infarmed autoriza medicamento para diabetes com rótulo estrangeiro para evitar rutura

De acordo com o último relatório sobre a gestão da disponibilidade de medicamentos, em 2021 o Infarmed concedeu 77 autorizações de comercialização em língua estrangeira, uma redução face às 83 de 2020. E, em 2021, foram proibidos 3.152 pedidos de exportação de medicamentos que apresentavam problemas de disponibilidade em Portugal.

Investigadores desvendam alterações que desencadeiam aparecimento de lúpus

A descoberta abre portas para "o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças autoimunes", de acordo com o estudo. Mais de 90% dos doentes com lúpus são mulheres e a doença surge, frequentemente, entre os 15 e 45 anos.

Norte e Lisboa e Vale do Tejo com as maiores incidências de tuberculose em 2021

Os casos de tuberculose são mais frequentes na população mais vulnerável, nomeadamente imigrantes, doentes com VIH e consumidores de drogas, de acordo com o relatório da Direção-Geral da Saúde. Amanhã assinala-se o Dia Mundial da Tuberculose.

Autoridades antecipam dificuldades em cumprir metas da OMS na tuberculose nos próximos anos

A diretora do Programa Nacional para a Tuberculose da Direção-Geral da Saúde, Isabel Carvalho, defende uma abordagem centrada no doente, tendo em conta a realidade local, assim como a promoção do rastreio, por causa dos casos assintomáticos.

Casos de tuberculose diminuíram em 2021, mas diagnóstico ainda é tardio, indica relatório

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, apesar de o número de novos casos de tuberculose ter vindo a diminuir em território nacional, Portugal continua a ser o país da Europa Ocidental com a taxa de incidência de tuberculose mais elevada.

Síndrome de apneia obstrutiva do sono. “A obesidade é o fator de risco mais importante”

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Sono. Joaquim Moita, diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, alerta para uma síndrome que afeta a qualidade do sono e a saúde no seu todo.

Consumo de cafeína relacionado com menor risco de diabetes, indica estudo

Os dados do estudo sueco indicaram que aproximadamente metade do efeito da cafeína na diabetes tipo 2 é mediado pela redução do índice de massa corporal, embora os investigadores tenham salientado a importância de se realizarem estudos clínicos de longo prazo.

Go to Top