IM3M tem novo curso intensivo em Geriatria
Estão abertas as inscrições para o Curso Intensivo em Geriatria , organizado pela Iniciativa Médica 3M (IM3M). A formação será em formato online.
Estão abertas as inscrições para o Curso Intensivo em Geriatria , organizado pela Iniciativa Médica 3M (IM3M). A formação será em formato online.
A dor nas articulações tão frequente nos idosos é tratada pelo fisioterapeuta, que pode acelerar a recuperação quando consegue combinar atividade física/exercícios de fisioterapia com uma nutrição que regenere e mantenha a massa muscular ou outras terapias.
Essa nova valência para doentes geriátricos do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto já está em funcionamento desde junho, mas a sua inauguração formal dá-se apenas agora.
António Maia Gonçalves é o novo coordenador do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável. Médico e especialista em bioética, o seu percurso combina liderança clínica e ética, destacando-se pela vasta experiência na área da saúde. O Ministério do Trabalho anunciou ainda a criação de uma Estratégia para a Longevidade, onde o plano será integrado, promovendo um envelhecimento mais saudável e abrangente.
A vacinação contra a gripe atingiu um recorde, com mais de 285.000 pessoas com 85 anos ou mais vacinadas entre setembro e dezembro, representando uma adesão de 83,58%. A DGS destaca a importância da vacinação, especialmente para os grupos mais vulneráveis, e prevê alcançar 250.000 pessoas entre 50 e 59 anos.
A Unidade Local de Saúde São José abriu um novo serviço de Geriatria com 11 camas no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, para pessoas com mais de 80 anos que chegam com síndromes geriátricas ao serviço de urgência.
Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.
Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.