Livro pretende “despertar profissionais de saúde para a abordagem da sexualidade” ao longo da vida

“Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida” é a obra coordenada por Dora Carteiro e Hélder Lourenço que vem responder ao facto de ambos acreditarem que a área da sexualidade não é devidamente abordada nas suas várias vertentes de modo a chegar aos profissionais de saúde e, por sua vez, aos utentes e população em geral.

  • Idosos institucionalizados

Idosos institucionalizados. “O médico geriatra devia ser presença obrigatória nas ERPI”

Jean-Pierre Michel dedica-se à Geriatria há mais de 40 anos, em França. Vai ser um dos oradores da 2.ª Reunião da AMIDI – Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados, que decorre amanhã, online. O médico geriatra defende a presença obrigatória de um médico geriatra em todas as ERPI.

  • idosos institucionalizados

Criada ementa a pensar nas necessidades nutricionais dos idosos institucionalizados

“Como melhorar a nutrição dos idosos institucionalizados? Uma ementa direcionada às suas problemáticas” é um dos temas abordados na 2.ª Reunião da AMIDI. Teresa Maia, nutricionista, é uma das autoras de uma ementa a pensar nas especificidades dos mais velhos que vivem em ERPI.

  • Geriatria

Associação alerta para necessidade de apoio médico a idosos institucionalizados

A 2.ª Reunião da Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados (AMIDI) vai ser no dia 13 de abril e será em formato virtual. João Gorjão Clara, o presidente, destaca o papel destes eventos na chamada de atenção de que os idosos institucionalizados devem ter sempre apoio médico para se evitar, inclusive, idas desnecessárias às urgências.

  • hipertensos e doentes renais

Infarmed alerta para riscos de medicamentos com pseudoefedrina para hipertensos e doentes renais

O Infarmed recomenda aos doentes com hipertensão e doença renal para não tomarem medicamentos com pseudoefedrina, usados para aliviar os sintomas de constipação e gripe, como dores de cabeça, febre e dor, rinite alérgica ou rinite vasomotora.

  • vacina

Sociedades médicas publicam documento que reforça a importância da vacinação contra a gripe

Seis sociedades médicas juntaram-se com o intuito de publicar um documento onde constam recomendações que reforçam a importância da vacinação contra a gripe, com especial destaque para as populações mais vulneráveis, desde logo os idosos e os doentes crónicos. A publicação inclui ainda a desmistificação de conceitos erróneos no que diz respeito à segurança e eficácia da vacina. 

Go to Top