SaudeOnline.pt / Reumaonline

Investigadores criam material implantável que trava inflamação da osteoartrite

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desenvolveram um material implantável que permite promover a formação e desenvolvimento de tecido cartilaginoso, assim como travar o processo inflamatório relacionado com a osteoartrite.

  • doenças reumáticas

“As doenças reumáticas são responsáveis por uma grande morbilidade”

Augusto Faustino, presidente do Instituto Português de Reumatologia (IPR), fala sobre os 75 anos do Instituto, mas também critica o facto de não se dar ainda a devida atenção às doenças reumáticas. Defende também um estágio obrigatório nesta área para os futuros médicos de família.

  • hepatite B

Hepatite B. Doentes reumáticos devem ser vacinados antes de terapêutica biológica

Os doentes reumáticos de risco e não imunizados devem ser vacinados contra a hepatite B antes de iniciarem tratamentos com medicamentos biológicos. A conclusão é de um estudo realizado pelo Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e liderado pelo reumatologista Vasco C. Romão.

  • doença de Alzheimer

Prémio Maria de Sousa distingue estudos sobre lúpus, cancro, stress crónico e Alzheimer

O prémio, instituído em homenagem à imunologista Maria de Sousa, que morreu em 2020, é promovido pela Ordem dos Médicos e pela Fundação Bial, que divulgaram em comunicado os galardoados.

Ossos em Foco: a Osteoporose pelo olhar criativo de doentes, profissionais de saúde e cuidadores informais

No âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, que se assinalou a 20 de outubro, a Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas lançou o concurso “Ossos em Foco”, destinado a doentes, profissionais de saúde e cuidadores informais com o intuito de os desafiar a criar uma peça de arte que retrate a sua experiência ao nível da osteoporose.

“A esclerose sistémica tem impacto negativo na qualidade e na satisfação global com a vida”

No Dia Mundial da Esclerose Sistémica que se assinala hoje, Tânia Santiago, reumatologista do Serviço de Reumatologia do CHUC e membro do Comité EUSTAR (European Scleroderma Trials & Research Group) fala dos desafios que esta doença “incapacitante, progressiva e debilitante” apresenta tanto aos doentes, como aos profissionais de saúde.

Go to Top