SaudeOnline.pt / Onconline / onco-investigação

Canábis com fins terapêuticos reduz medicação em doentes oncológicos

A conclusão é de uma investigação que contou com a participação do Royal College of Surgeons (Irlanda), do Medical Cannabis Program in Oncology do Cedars Cancer Center (Canadá) e da Harvard Medical School (EUA).

Descoberta molécula associada a “pior prognóstico” de pacientes com cancro gástrico

A investigação, publicada na revista científica PNAS, identifica um "novo maestro" na comunicação das células de cancro do estômago, a molécula Syndecan 4, de acordo com um comunicado do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto.

Novo tratamento com resultados promissores contra cancro raro em crianças

O tratamento – apelidado terapia com células CAR-T – já é utilizado para ajudar o sistema imunológico a combater a leucemia e outros tipos de cancro no sangue, mas o sucesso em tumores sólidos é ainda discutível.

  • transplante de células estaminais vih

Yescarta é a primeira terapêutica celular recomendada para uso de rotina em Inglaterra

Os doentes adultos elegíveis com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) e linfoma de grandes células B primário do mediastino (LGCBPM) recidivante ou refratário após duas ou mais linhas de terapêutica sistémica, terão acesso a longo prazo a este tratamento no Serviço Nacional de Saúde de Inglaterra, no Reino Unido.

  • transplante de células estaminais vih

Brexucabtagene autoleucel mostra benefício no tratamento da leucemia linfoblástica aguda

Os resultados do estudo ZUMA-3 mostraram uma sobrevivência global mediana de 26 meses e demonstraram que as respostas permaneceram duradouras em adultos com leucemia linfoblástica aguda de células B recidivante/refratária, com um perfil de segurança consistente observado desde a análise de dois anos. 

Investigadores revelam relação entre desregulação da microbiota e cancro da próstata

"Esta desregulação pode promover a inflamação crónica da próstata e estar implicada no desenvolvimento deste tipo de cancro", de acordo com informação avançada pela Faculdade de Medicina do Porto.

Go to Top