SaudeOnline.pt / Uronline

Cientistas descodificam na totalidade cromossoma masculino

Os conhecimentos obtidos estão a ser incluídos em estudos sobre primatas para aprofundar a investigação sobre a evolução do cromossoma Y e analisar os genes que possam ser clinicamente relevantes para um tratamento personalizado para o cancro e outras doenças com origem genética.

“Temos mais uma ferramenta para a incontinência urinária feminina, com muito bons resultados”

A equipa de Urologia Funcional do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte realizou, no final de junho, pela primeira vez em Portugal, um novo tratamento para a incontinência urinária de esforço feminina: a injeção de bulking agents. O urologista Ricardo Pereira e Silva explica em que consiste e fala das suas indicações e resultados.

Cientistas identificam gene que poderá ser a chave para contracetivo masculino

Segundo o autor principal da investigação, Jon Oatley, os roedores machos produziram espermatozoides "que não puderam fertilizar um óvulo" quando o gene foi desativado.

“A incontinência urinária é responsável por uma significativa perda de qualidade de vida”

No âmbito do Dia Mundial da Incontinência Urinária, que se assinala a 14 de março, Renato Lains Mota, urologista do Hospital Egas Moniz/Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, fala desta patologia no sexo masculino, que, segundo refere, é responsável por uma significativa perda da qualidade de vida.

“A incontinência urinária de esforço e o prolapso dos órgãos pélvicos partilham fatores de risco”

Sofia Alegra, secretária da Secção Portuguesa de Uroginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, alerta para duas patologias que podem coexistir e ter grande impacto na vida da mulher: incontinência urinária e prolapso dos órgãos pélvicos.

“Devemos sensibilizar os doentes a pedir ajuda médica para a incontinência urinária”

No âmbito deste Dia Mundial da Incontinência Urinária (IU), que se assinala a 14 de março, em entrevista ao Saúde Online, Miguel Silva Ramos, presidente da Associação Portuguesa de Urologia, fala dos avanços que se têm verificado no que respeita ao tratamento e seguimento desta patologia e salienta que os médicos devem continuar o seu trabalho de sensibilização, para que as pessoas não deixem de procurar ajuda médica para a IU.

Cientistas desenvolvem novo método de monitorização do cancro da bexiga

"É um método mais cómodo para doentes, menos dispendioso para hospitais e é rápido e preciso", afirma o investigador Hugo Santos, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Go to Top