Cientistas identificam gene que poderá ser a chave para contracetivo masculino
Segundo o autor principal da investigação, Jon Oatley, os roedores machos produziram espermatozoides "que não puderam fertilizar um óvulo" quando o gene foi desativado.
Segundo o autor principal da investigação, Jon Oatley, os roedores machos produziram espermatozoides "que não puderam fertilizar um óvulo" quando o gene foi desativado.
No âmbito do Dia Mundial da Incontinência Urinária, que se assinala a 14 de março, Renato Lains Mota, urologista do Hospital Egas Moniz/Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, fala desta patologia no sexo masculino, que, segundo refere, é responsável por uma significativa perda da qualidade de vida.
Sofia Alegra, secretária da Secção Portuguesa de Uroginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, alerta para duas patologias que podem coexistir e ter grande impacto na vida da mulher: incontinência urinária e prolapso dos órgãos pélvicos.
No âmbito deste Dia Mundial da Incontinência Urinária (IU), que se assinala a 14 de março, em entrevista ao Saúde Online, Miguel Silva Ramos, presidente da Associação Portuguesa de Urologia, fala dos avanços que se têm verificado no que respeita ao tratamento e seguimento desta patologia e salienta que os médicos devem continuar o seu trabalho de sensibilização, para que as pessoas não deixem de procurar ajuda médica para a IU.
Com este robot, o tremor da mão do cirurgião diminui, enquanto aumenta o nível de segurança e de concentração. O doente volta à sua vida normal mais rapidamente, garante o diretor do serviço de urologia do Hospital de Santo António, Avelino Fraga.
"É um método mais cómodo para doentes, menos dispendioso para hospitais e é rápido e preciso", afirma o investigador Hugo Santos, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.
O equipamento doado vai ser instalado no bloco operatório da cirurgia, permitindo “beneficiar as especialidades de cirurgia, ortopedia, ginecologia e urologia” e reduzindo o tempo de hospitalização.
O rastreio do cancro do pulmão será dirigido aos grandes fumadores, o do cancro do estômago “às comunidades onde o risco é mais significativo” e o da próstata a todos os homens com idades superiores a 50 anos.
No Hospital da Prelada, 95% dos cancros de próstata são operadas por via laparoscópica 3D. Neste hospital, existe uma ‘Via Verde’ para os casos referenciados pelos centros de saúde.
"Este procedimento tem como principais vantagens uma muito menor morbilidade e muito mais rápida recuperação para o doente [apenas um dia de internamento]", realça o urologista Luís Severo.