“A interação da MGF com a Ginecologia é fundamental para cuidados holísticos e centrados na mulher”

As ginecologistas Maria João Carvalho e Cristina Nogueira-Silva são as responsáveis pelo Congresso que tem como principal objetivo a criação de sinergias comuns e vias de comunicação privilegiadas entre Ginecologia e MGF. Em suma, pretende-se melhorar a saúde da mulher desde a menarca à menopausa.

Livro pretende “despertar profissionais de saúde para a abordagem da sexualidade” ao longo da vida

“Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida” é a obra coordenada por Dora Carteiro e Hélder Lourenço que vem responder ao facto de ambos acreditarem que a área da sexualidade não é devidamente abordada nas suas várias vertentes de modo a chegar aos profissionais de saúde e, por sua vez, aos utentes e população em geral.

  • adolescentes

“As adolescentes já não são propriamente crianças, mas também ainda não são adultas”

No próximo dia 20 de março decorre o webinar “Consulta de Ginecologia na Infância e Adolescência”, organizado pelo Núcleo de Ginecologia da Infância e Adolescência da Sociedade Portuguesa de Ginecologia. A coordenadora do Núcleo, Filomena Sousa, alerta para as mais-valias deste apoio nos hospitais num momento em que estas consultas não são consideradas uma prioridade.

  • Joana Oliveira

APDPI. “Episódios de incontinência não são normais e devem ser vistas por uma equipa multidisciplinar”

A Associação Portuguesa para a Disfunção Pélvica e Incontinência (APDPI) foi recentemente criada com o intuito de ajudar e encaminhar os doentes que sofram com algum tipo de incontinência. Em entrevista, a presidente da associação, Joana Oliveira, explica como surgiu esta iniciativa e fala da importância do acompanhamento destes doentes. 

  • Bercina Candoso

Incontinência urinária de esforço. “Estas mulheres apresentam quadros de depressão que levam ao isolamento social”

Enquanto não tratada, a incontinência urinária de esforço pode ter um impacto muito negativo nas mulheres. Em entrevista, Bercina Candoso, assistente hospitalar graduada de Ginecologia e Obstetrícia na ULS de Santo António e responsável pela Unidade de Uroginecologia e Pavimento Pélvico do Centro Materno Infantil do Norte, fala um pouco sobre esta patologia, apontando que pode ser de fácil resolução.

Infertilidade. “Custa-me perceber que o casal não parte para o tratamento por motivos financeiros”

Entre fevereiro e junho, Miguel Raimundo, Ginecologista e Obstetra com área de atividade principal em Medicina de Reprodução, vai abordar vários temas ligados à infertilidade nas FNAC Talks em Alfragide. Com o objetivo de informar as pessoas relativamente a várias temáticas inseridas nesta doença, o médico explica como deve ser feita a abordagem ao casal infértil, bem como o facto de os tratamentos de fertilidade ainda serem um entrave financeiro para muitos casais.

  • trombose e hemostase

“É preciso olhar para a trombose e a hemostase como uma área nobre da Medicina”

Luciana Ricca Gonçalves é imuno-hemoterapeuta e presidente da Associação Portuguesa de Trombose e Hemostase (APTH). Em entrevista, à margem da 1.ª Reunião Científica da APTH, que decorre amanhã, em Coimbra, apresenta os objetivos da APTH e realça a necessidade de se apostar cada vez mais na interdisciplinaridade para que se diminuam os eventos trombóticos.

“Os Territórios da Endometriose”. “É essencial discutirmos a forma como abordamos e pensamos esta doença”

Nos dias 22 e 23 de março a Unidade de Endometriose do Hospital CUF Descobertas vai organizar uma reunião científica denominada "Os Territórios da Endometriose", evento que vai contar com vários convidados nacionais e internacionais. 

  • Bercina Candoso

Uroginecologia. “A nossa intenção de implementar a subespecialidade já data de 2012”

A 202.ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Ginecologia decorre já no próximo dia 12 de janeiro, em Cascais. Um dos temas que vão ser abordados é a importância da subespecialidade de Uroginecologia, como nos conta Bercina Candoso, presidente da Secção Portuguesa de Uroginecologia (SPUG) da Sociedade Portuguesa de Ginecologia.

  • Obstetrícia-Ginecologia

Obstetrícia-Ginecologia. “É preciso manter aceso o objetivo de prestar cuidados de qualidade, apesar das dificuldades”

Diogo Ayres de Campos, presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia, acredita que melhores dias virão para a Ginecologia-Obstetrícia. Para já, é preciso manter o foco na qualidade e na atualização de conhecimentos. Já basta a crise do SNS e a falta de tempo para investigação.

Go to Top