SaudeOnline.pt / Gineonline / gine-entrevistas

Entrevista. Grande parte dos cancros da vulva e vagina são causados pelo HPV

Em entrevista, o Consultor de Ginecologia Oncológica do Hospital CUF Porto diz, a propósito da 2ªedição dos HPV Clinical Cases, que a "partilha de experiências entre as várias áreas envolvidas só pode resultar em ganhos de conhecimento".

HPV: “É muito importante não descurarmos o despiste de outras lesões – anais, ORL, dérmicas”

"Podemos acreditar que vai ser mais um sucesso", diz, em entrevista, a médica ginecologista Teresa Fraga, em relação à 2ª edição dos HPV Clinical Cases, cuja submissão de casos ainda está a decorrer.

HPV Clinical Cases. “Reunião mostra que o HPV não é só cancro do colo do útero”

Está a decorrer a submissão de casos à 2ª edição do HPV Clinical Cases. O médico pediatra do Hospital D.Estefânia salienta a importância da vacinação na prevenção de vários tipos de neoplasias, para além do cancro do colo do útero.

“Apertado controlo da função tiroideia é crucial para o sucesso de uma gravidez”

"Os estudos não são todos coincidentes, mas alguns apontam para que cerca de 8 a 12% dos abortos ocorram por problemas da tiroide", alerta a endocrinologista Inês Sapinho, médica coordenadora do Serviço de Endocrinologia e da Unidade de Tiroide do Hospital CUF Descobertas.

“Hipotiroidismo ocorre em 2 a 3% das gravidezes e diagnóstico é difícil”

"Um aspeto importante é informar as mulheres que a terapêutica farmacológica da disfunção da tiróide não é contraindicação para a amamentação", explica o médico coordenador da Unidade de Alto Risco Obstétrico do Hospital CUF Descobertas e Professor Auxiliar Convidado e Investigador da NOVA Medical School.

  • Cancro do colo do útero

Portugal tem incidência mais elevada da Europa Ocidental. “Faz falta um rastreio nacional organizado”

A elevada incidência deste tipo de cancro na população imigrante e a falta de um rastreio organizado a nível nacional explicam os números. No entanto, os casos são diagnosticados em fases cada vez mais precoces, diz a ginecologista Filipa Ribeiro, em entrevista ao SaúdeOnline.

Go to Top