Osteogénese Imperfeita. Uma doença rara que provoca fraturas ósseas

Fátima Godinho é Reumatologista e Presidente da Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita (APOI). À margem do “Bone Dysplasias 2024: Simpósio de Displasias Ósseas”, que vai decorrer entre 16 e 18 de maio, em Lisboa, fala dos sintomas desta doença rara que afeta ossos, mas não só.

  • FNAM

FNAM. Direção-executiva do SNS é estrutura “pesada, pouco funcional, com poderes excessivos”

A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) defendeu que a direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) é uma estrutura “muito pesada, pouco funcional, com orçamento descabido” e “poderes excessivos” que Governo terá que decidir se mantém.

  • HPV

HPV. Médicos de família devem recomendar vacina mesmo a mulheres mais velhas e imunodeprimidas

A vacinação contra HPV é a melhor medida para prevenir as complicações associadas ao vírus, nomeadamente cancros. Está recomendada em várias faixas etárias, como defendeu Amália Pacheco, coordenadora da Unidade de Patologia do Colo e do Trato Genital Inferior da ULS do Algarve que participou num simpósio da MSD, sobre o “Papel do Médico de MGF no aconselhamento da vacinação contra HPV” no Congresso Nacional de Ginecologia para MGF, que decorreu em Lisboa.

“A interação da MGF com a Ginecologia é fundamental para cuidados holísticos e centrados na mulher”

As ginecologistas Maria João Carvalho e Cristina Nogueira-Silva são as responsáveis pelo Congresso que tem como principal objetivo a criação de sinergias comuns e vias de comunicação privilegiadas entre Ginecologia e MGF. Em suma, pretende-se melhorar a saúde da mulher desde a menarca à menopausa.

  • Síndrome de Fadiga Crónica e Covid Longa

Síndrome de Fadiga Crónica e Covid Longa: duas em uma

António Vaz Carneiro, Instituto de Saúde Baseado na Evidência, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa/Joan Serra Hoffman, Aliança Millions Missing/Jaime C. Branco, ULSLO e NOVA Medical School/

  • Nutri-Score

“Não existe evidência científica quanto aos benefícios do Nutri-Score”

O investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, põe em causa a eficácia do sistema de rotulagem Nutri-Score, que foi adotado em oito países europeus, incluindo Portugal. Em causa está a falta de evidência científica robusta das suas mais-valias.

Go to Top