SaudeOnline.pt / Especial / Simpósios

Dermatologistas debatem novos horizontes na hidradenite supurativa

“Novos horizontes na hidradenite supurativa” foi o tema do simpósio realizado pela Novartis, no âmbito do 22.º Congresso Nacional de Dermatologia e Venereologia, que decorreu entre 24 e 26 de novembro. Durante a sessão foi abordada a patologia, os seus desafios e a nova indicação terapêutica - o secucinumab, o primeiro anti-17, que surgiu, inicialmente, como uma inovação, para o tratamento da psoríase.

Controlar a dor nociceptiva e neuropática com um opioide de dupla ação

Raul Marques Pereira, especialista em Medicina Geral e Familiar, coordenador da Consulta de Dor na USF Lethes e do grupo de Estudos de Dor da APMGF (MGF.dor), e Hugo Cordeiro, especialista em Medicina Geral e Familiar na SCM Porto e membro do MGF.Dor, foram os oradores do simpósio “Tapentadol na gestão da dor crónica: será que já sabemos tudo?”, promovido pela Grünenthal, no 40.º Encontro Nacional APMGF, que decorreu entre 29 de março e 1 de abril.

“Selpercatinib é o fármaco com melhor perfil de segurança e tolerabilidade no cancro da tiroide avançado”

Miguel Melo, endocrinologista do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, realça a “mais-valia” da nova terapêutica para doentes com cancro da tiroide em estadio avançado e com mutação do gene RET. O especialista fala ainda da importância do diagnóstico molecular. O endocrinologista foi um dos oradores do simpósio ‘Os avanços da Oncologia de Precisão no cancro da tiroide: onde estamos e para onde vamos?’, promovido pela Lilly no Congresso Português de Endocrinologia, que decorreu em fevereiro, no Algarve. 

Doença de Parkinson: Associação de safinamida à levodopa melhora a qualidade de vida dos doentes

Miguel Grunho, neurologista no Hospital Garcia de Orta, em Almada, foi o orador do “Conversas com o Perito Zambon - “Rasagiline to safinamide: to switch or not to switch, that is the question”. A iniciativa teve lugar no Congresso Nacional de Neurologia 2022, que decorreu entre 17 e 19 de novembro, em Aveiro.

Gel vaginal à base de Coriolus versicolor: ajudar a mulher a combater o HPV

As mulheres com mais de 40 anos apresentam um risco acrescido de persistência da infeção por HPV que está associado a uma maior probabilidade de desenvolver cancro do colo do útero. A Dra. Patricia Sanmartin mostrou os dados da eficácia do multi-ingrediente Coriolus versicolor nos estudos PALOMA e PAPILOBS na eliminação do vírus e na diminuição das lesões pré-neoplásicas.

Go to Top