• trombose e hemostase

“É preciso olhar para a trombose e a hemostase como uma área nobre da Medicina”

Luciana Ricca Gonçalves é imuno-hemoterapeuta e presidente da Associação Portuguesa de Trombose e Hemostase (APTH). Em entrevista, à margem da 1.ª Reunião Científica da APTH, que decorre amanhã, em Coimbra, apresenta os objetivos da APTH e realça a necessidade de se apostar cada vez mais na interdisciplinaridade para que se diminuam os eventos trombóticos.

Metade das famílias carenciadas com crianças não compra todos os medicamentos que devia

O estudo “Acesso das Crianças a Cuidados de Saúde” mostra que, num país onde os menores estão isentos do pagamento de taxas moderadoras, uma das principais barreiras financeiras no acesso aos cuidados de saúde está relacionada com o custo dos medicamentos.

NHS é o primeiro a administrar terapêutica para diferentes cancros em apenas sete minutos

Todos os anos há 3600 doentes que fazem tratamento com atezolizumab por via intravenosa, mas, após aprovação da Medicines and Healthcare products Regulatory Agency (MHRA), vão beneficiar deste medicamento por via subcutânea.

Mais de 260 medicamentos inovadores entraram no arsenal terapêutico nacional em 5 anos

De acordo com dados do Infarmed, no ano passado, foram 55 os medicamentos inovadores introduzidos, designadamente nas áreas da oncologia, cardiovascular, anti-infecciosos, sangue, hipertensão e pulmonar. Em 2021 foram 54.

  • Alzheimer

Novo medicamento para Alzheimer pode retardar a doença, mas com riscos

O novo medicamento para a Alzheimer é composto por anticorpos produzidos em laboratório, administrados por vi intravenosa e que têm como alvo um dos principais responsáveis pela doença de Alzheimer – os aglomerados de proteínas conhecidas como placas amiloides.

  • vacinas

Mais de 73% dos portugueses considera o custo uma barreira à compra de vacinas

Os resultados do inquérito referem que 71,1% dos portugueses afirma que estaria disponível para comprar vacinas extra Programa Nacional de Vacinação, caso recomendadas pelo médico, mas 73,8% alega o seu custo como a “principal razão para a falta de disponibilidade” para essa aquisição.

Go to Top