SaudeOnline.pt / HIPERTENSÃO E RCV- ONLINE
  • diabetes

Diabetes. Comunicação verbal e não verbal começa na sala de espera

“A Falar é que nos (des)entendemos” foi o tema central de um curso sobre comunicação na consulta médica ou de enfermagem de Diabetologia, que decorreu no dia 7 de março, no primeiro dia do 20.º Congresso Português de Diabetes.

  • Doença Renal Crónica

Doença Renal Crónica. “É preciso rastrear de forma proativa a população de risco”

Jorge Malheiro, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e nefrologista da ULS de Santo António, considera ser fundamental rastrear a doença renal crónica em populações de risco, sobretudo nos cuidados primários.

  • diabetes

Agência Europeia analisa pedido para usar medicamento para diabetes em doenças cardiovasculares

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa) está a analisar um pedido de extensão do uso de um medicamento para a diabetes e obesidade em problemas cardiovasculares e que foi já autorizado nos Estados Unidos.

  • obesidade

EUA aprovam uso de medicamento contra a obesidade para reduzir risco de AVC

O regulador do medicamento norte-americano aprovou o uso do medicamento Wegovy, contra a obesidade, para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares em pessoas obesas ou com excesso de peso.

  • obesos

Estudo estima que em 2022 havia mais de mil milhões de obesos no mundo

Estima-se que em 2022 havia mais de mil milhões de obesos no mundo, tendo a percentagem mais do que duplicado entre adultos e mais do que quadruplicado entre crianças e jovens desde 1990.

  • Denis Gabriel

PANORAMA-AVC. “57% dos doentes com AVC não têm acesso a internamento em Unidade de AVC logo após o ictus”

Os resultados do projeto PANORAMA-AVC foram discutidos por Denis Gabriel, médico neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, que foi um dos oradores do 18º Congresso Português do AVC. Em entrevista, o também membro da Direção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) fala sobre o impacto do projeto a nível do presente e do futuro.

Go to Top