• Denis Gabriel

PANORAMA-AVC. “57% dos doentes com AVC não têm acesso a internamento em Unidade de AVC logo após o ictus”

Os resultados do projeto PANORAMA-AVC foram discutidos por Denis Gabriel, médico neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, que foi um dos oradores do 18º Congresso Português do AVC. Em entrevista, o também membro da Direção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) fala sobre o impacto do projeto a nível do presente e do futuro.

  • hipertensão

Hipertensão. “Em equipa é possível mudar o panorama do risco cardiovascular”

Rosa de Pinho é a Presidente do 18.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, que decorre entre amanhã e domingo, no Algarve. Em entrevista, fala sobre as novas guidelines europeias da ESH 2023 e sobre o papel de diferentes profissionais de saúde no controlo do risco cardiovascular.

  • trombose e hemostase

“É preciso olhar para a trombose e a hemostase como uma área nobre da Medicina”

Luciana Ricca Gonçalves é imuno-hemoterapeuta e presidente da Associação Portuguesa de Trombose e Hemostase (APTH). Em entrevista, à margem da 1.ª Reunião Científica da APTH, que decorre amanhã, em Coimbra, apresenta os objetivos da APTH e realça a necessidade de se apostar cada vez mais na interdisciplinaridade para que se diminuam os eventos trombóticos.

“Quando se constituem CRI de obesidade robustecemos a capacidade de resposta”

Nos dias 11 e 12 de janeiro decorreu a 1.ª edição do "Experts Meeting - CRI Obesidade CHUSJ". Eduardo Lima Costa, responsável pelo CRIO, falou sobre a obesidade em Portugal.

  • MGF

“As Jornadas são um reconhecimento de que a MGF tem um papel fundamental no SNS”

Em entrevista, Manuel Carrageta lembra o papel pioneiro de umas jornadas que marcaram desde logo a diferença pela interligação entre a Cardiologia e a MGF. O cardiologista faz ainda um balanço da evolução terapêutica na área da hipertensão e diabetes e realça a importância dos estilos de vida saudável.

  • vacina da gripe

“A vacina da gripe é a principal medida de prevenção, sobretudo nos grupos de risco”

O pneumologista Luís Rodrigues, do Hospital Distrital de Santarém, fala sobre as complicações associadas à gripe e que afetam, sobretudo, grupos de risco. Mais que remediar, o médico defende a aposta na vacinação todos os anos.

“Os temas principais para esta Direção são a morte súbita cardíaca e a fibrilhação auricular”

Diogo Magalhães Cavaco é, desde abril, presidente da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Eletrofisiologia (APAPE) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). O cardiologista fala das suas motivações para abraçar este desafio, dos objetivos a que esta Direção se propõe e do tema das arritmias em geral.

Cérebro e coração. “Queremos criar a noção de urgência de um Programa de Reabilitação Multidisciplinar”

Foi criada recentemente a Coligação Nação Invisível pela saúde cérebro-cardiovascular dos portugueses. Trata-se de um movimento agregador de todas as esferas da sociedade que queiram contribuir para uma atuação integrada na prevenção, diagnóstico atempado e acompanhamento adequado na doenças cérebro-cardiovasculares. A Coligação resulta de uma colaboração entre a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos (PT.AVC), e a Novartis. Em entrevista ao SaúdeOnline, António Conceição, presidente da Portugal AVC, fala-nos deste movimento.

“Existe claramente um défice de unidades de Reabilitação Cardíaca no SNS”

Filipe Macedo, diretor do Programa Nacional para a Promoção das Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção-Geral da Saúde, considera que têm sido dados passos importantes nesta área. É o caso da criação das vias verde AVC e EAM, contudo, diz que ainda é preciso apostar mais na educação para a saúde e na reabilitação cardíaca.

“A obesidade é um problema prioritário de saúde pública”

A obesidade é uma doença crónica e um fator de risco para muitas outras, nomeadamente para a diabetes e para as doenças cardiovasculares. Joana Louro, internista do Centro Hospitalar do Oeste e membro do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), fala desta patologia, que define como um “problema prioritário de saúde pública”, sublinhando a necessidade de mudar mentalidades, eliminar preconceitos e estigmas e encontrar estratégias de prevenção e de tratamento. O objetivo é combater este flagelo em Portugal. Hoje é Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

Go to Top