SaudeOnline.pt / HIPERTENSÃO E RCV- ONLINE - entrevistas

“Aquecimento global e poluição serão responsáveis por um aumento considerável da morbi-mortalidade cardiovascular”

Em entrevista, no rescaldo do Congresso Português de Cardiologia 2022, o presidente do evento destaca a elevada afluência presencial, e aborda a questão do impacto das mudanças climáticas na saúde cardiovascular, um tema, diz, "para o qual a maior parte dos cardiologistas ainda não despertou".

“A clorotalidona em associação com azilsartan é uma boa solução para ir ao encontro dos desafios que a hipertensão coloca hoje”

“O caminho que escolhemos pode fazer a diferença”, realça, em entrevista o cardiologista do Hospital de Santa Cruz, sublinhando o benefício superior dos diuréticos na prevenção da IC e dos inibidores da renina angiotensina na proteção da função renal.

Reinhold Kreutz. O futuro do tratamento e do controlo da hipertensão arterial

Em entrevista, o presidente da Sociedade Europeia de Hipertensão perspetiva o futuro, apontando para os novos fármacos em desenvolvimento e para os dispositivos de monitorização dos níveis de pressão arterial, que, no entanto, ainda devem demorar anos até poderem ser aplicados na prática clínica.

Estudo IAMI. Administração da vacina da gripe a doentes internados diminui o risco de EAM e a mortalidade cardiovascular

Em entrevista, o cardiologista do Hospital de Santa Cruz e do Instituto do Coração, destaca os resultados do estudo IAMI, em doentes internados por enfarte agudo do miocárido (EAM). A medida, diz, permitiria aumentar a adesão à vacinação e prevenir ainda mais internamentos e mortes por gripe. Exequibilidade no SNS ainda não foi avaliada.

“Muitos doentes apresentam condições clínicas nas quais o controlo do perfil lipídico é essencial”

O colesterol assume uma preponderância acrescida no contexto da Endocrinologia, salienta o cardiologista do Hospital da Luz, acrescentando que “o endocrinologista tem um papel essencial no tratamento e controlo da dislipidemia”.

Incontinência urinária. “A mulher deve procurar o urologista para reduzir o risco de progressão” da doença

Em entrevista, o urologista do Hospital de Santo António e professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) aborda o estado da arte do tratamento da IU de esforço e de urgência, apontando a terapia genética como “promissora” num futuro próximo.

“Os dados do EMPEROR-Reduced sustentam a eficácia e segurança da empagliflozina na IC”

Em entrevista ao SaúdeOnline, o endocrinologista do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental destaca o papel da empagliflozina além do controlo glicémico no tratamento da diabetes, concretamente na prevenção da insuficiência cardíaca.

“Todas as formas moderadas a graves de doença valvular devem ser referenciadas” para Cardiologia

A doença valvular parece estar subdiagnosticada em Portugal, sublinha o cardiologista do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho. Francisco Sampaio destaca ainda os critérios de referenciação para consulta hospitalar e os desafios no seguimento pela Medicina Geral e Familiar (MGF) no pós-cirurgia.

  • Luís Bronze - Congresso SPHTA

16.º Congresso Português de HTA e RCV Global será “um lugar de emoções e de memórias”

"Trata-se de um lugar, onde a diferença entre especialidades, a diferença entre idades, a diferença de experiências tende a esbater-se numa conjunção rara no, já vasto, panorama português de encontros científicos”, adianta o médico.

Go to Top