SaudeOnline.pt / Neuroline / neuro-entrevistas

AVC. “É fundamental criar uma estratégia nacional que envolva toda a cadeia de cuidados”

Renato Nunes, coordenador da Unidade de Reabilitação do AVC do Hospital da Prelada, alerta para a importância de se apostar na reabilitação do doente AVC e defende uma estratégia nacional integrada. Hoje assinala-se o Dia Nacional do Doente com AVC.

  • AVC

AVC. Portugal “está muito bem no acesso à trombectomia” mas fica aquém no acesso à trombólise

Em entrevista, a coordenadora da Unidade Cerebrovascular do CHULC destaca o “imenso benefício” da trombectomia, cujo acesso é satisfatório em Portugal, em comparação com o resto da Europa. “O mesmo não se pode dizer quanto ao acesso à trombólise, ao internamento em Unidade de AVC e à reabilitação”, ressalva.

Gaia. “O desafio é aumentar o número de doentes internados na Unidade de AVC”

Em entrevista, o coordenador da Unidade de AVC (UAVC) do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho lamenta que uma grande parte dos doentes com AVC agudo ainda seja internada em enfermaria geral e sublinha que “não há intervenção terapêutica mais eficaz” do que a realizada numa UAVC. A UAVC do CHVNGE continua a ser a única em Portugal com certificação europeia.

“As unidades de AVC deveriam ter equipas treinadas e dedicadas”

Para além das assimetrias regionais no acesso a unidades de AVC, que podem colocar em causa a prestação de cuidados, outro problema é a falta de equipas próprias nestas unidades, sublinha, em entrevista, o neurologista Miguel Rodrigues.

“Temos assistido a uma melhoria incrível na oferta de tratamentos para tratar a EM surto-remissão”

A Dra. Sónia Batista, neurologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, elenca as mais-valias das terapêuticas modificadoras da história natural da esclerose múltipla que estão a alterar o paradigma da pirâmide terapêutica na prática clínica.

“Já somos muito bons a controlar a faceta inflamatória da esclerose múltipla”

A investigação trouxe soluções terapêuticas mais eficazes para o tratamento da esclerose múltipla. Contudo, ainda não conseguiu desvendar todos os mecanismos que desencadeiam o aparecimento da patologia. O Dr. Filipe Palavra, neurologista no Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, faz um balanço do desenvolvimento científico nesta área clínica.

  • esclerose múltipla

Esclerose Múltipla. “A inversão da pirâmide terapêutica vai ser uma realidade daqui a alguns anos”

A Prof.ª Doutora Maria José Sá, presidente do Grupo de Estudos da Esclerose Múltipla (GEEM), conta ao Saúde Online que o registo nacional de doentes avançará sob a tutela do grupo de estudos. A neurologista faz ainda um balanço da evolução terapêutica no tratamento desta patologia.

Go to Top