• canábis medicinal

“Portugal está na linha da frente do cultivo de canábis medicinal na Europa”

A evolução na área da canábis medicinal tem sido “notória”, na opinião de Catarina Paiva, farmacêutica especialista em Farmácia Comunitária. A também estudante do Doutoramento na Faculdade de Farmácia - Universidade de Coimbra e membro do Conselho Consultivo Científico do OPCM, tece algumas considerações sobre a evolução desta atividade, em Portugal.

  • Canábis medicinal

Canábis medicinal. “A comparticipação é o melhor caminho, quer do ponto de vista financeiro quer da segurança”

Carla Dias, Presidente do Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM), aborda a importância da canábis medicinal no tratamento de determinadas patologias. Em entrevista ao SaúdeOnline, alerta, também, para a necessidade da comparticipação deste tratamento para se evitar, sobretudo, o recurso ao mercado ilegal.

  • Neurorreabilitação

Neurorreabilitação. “Temos doentes que receberam alta do SNS com a premissa de que já não podiam evoluir”

Em entrevista, José López Sanchez, diretor clínico do Centro Europeu de Neurociências (CEN), fala do trabalho desenvolvido pela instituição no tratamento de doentes que necessitam de recorrer a neurorreabilitação. Devido à atual situação vivida no SNS, o especialista afirma que existem mais doentes a recorrer ao setor privado, tanto por não terem resposta no público, como por lhes ser dito que não seria possível progredir no tratamentos das suas doenças.

  • NEURO 2024

NEURO 2024. Neurologia e Neurocirurgia debatem questões em comum

As Sociedades Portuguesas de Neurologia e Neurocirurgia estão reunidas, entre hoje e sábado, na Figueira da Foz. O NEURO 2024 vai contar com vários temas, alguns comuns, que abrangem a área clínica, mas também de organização, face ao alargamento das unidades locais de saúde.

Osteogénese Imperfeita. Uma doença rara que provoca fraturas ósseas

Fátima Godinho é Reumatologista e Presidente da Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita (APOI). À margem do “Bone Dysplasias 2024: Simpósio de Displasias Ósseas”, que vai decorrer entre 16 e 18 de maio, em Lisboa, fala dos sintomas desta doença rara que afeta ossos, mas não só.

  • Saúde e envelhecimento

Saúde e envelhecimento. Peritos de diferentes áreas reúnem-se em Lisboa

O 6.º Congresso CNS – Saúde e Envelhecimento: desafios para a próxima década decorre no dia 13 de abril, em Lisboa. Peritos de diferentes áreas vão debater o modelo de cuidados de saúde do futuro que consiga dar resposta ao aumento esperado de doenças neurodegenerativas, como explica Joaquim Ferreira, diretor clínico do CNS – Campus Neurológico Sénior.

Epilepsia. “Persiste o mito de que estas pessoas não podem levar uma vida normal”

O Purple Day, que se assinala a 26 de março, é celebrado no sentido de aumentar a conscientização e combater o estigma associado à epilepsia. Em entrevista, Francisco Barros, médico interno de formação específica em Neurologia na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, aborda a importância deste dia, bem como os principais desafios atuais no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento da epilepsia.

  • Denis Gabriel

PANORAMA-AVC. “57% dos doentes com AVC não têm acesso a internamento em Unidade de AVC logo após o ictus”

Os resultados do projeto PANORAMA-AVC foram discutidos por Denis Gabriel, médico neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, que foi um dos oradores do 18º Congresso Português do AVC. Em entrevista, o também membro da Direção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) fala sobre o impacto do projeto a nível do presente e do futuro.

  • AVC

18º Congresso Português do AVC. “Existe um caminho considerável a percorrer no acesso às unidades de AVC”

Em entrevista, Diana Aguiar de Sousa, neurologista na ULS de São José, Professora Auxiliar na FMUL e vice-presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), abordou os principais pontos do 18º Congresso Português do AVC. A especialista destacou o estudo PANORAMA-AVC que, segundo a mesma, fornece "uma perspetiva alargada daquilo que é o estado dos cuidados ao AVC em Portugal".

Novo equipamento para realização de exames PET/CT do CHUSJ oferece a “possiblidade de ajustar os tratamentos de forma individualizada”

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) inaugurou um equipamento para realização de exames PET/CT capaz de detetar mais precocemente algumas doenças do foro oncológico, neurológico e cardíaco. Em entrevista ao SaúdeOnline, Teresa Faria, diretora do serviço de Medicina Nuclear do CHUSJ fala sobre este equipamento e os seus benefícios.

Go to Top