SaudeOnline.pt / Onconline / onco-entrevistas

Reunião da Primavera do GECP aborda o tratamento de tumores neuroendócrinos do pulmão

No dia 16 de março terá lugar a Reunião da Primavera do Grupo de Estudos de Cancro do Pulmão (GECP), no Monte Real Hotel Termas e SPA. O evento, exclusivamente reservado aos sócios do GECP (que congrega especialistas intervenientes no diagnóstico, estadiamento e tratamento do cancro do pulmão), promete trazer novidades sobre o tratamento de tumores neuroendócrinos do pulmão (TNE).

  • cancro do pulmão

Cancro do pulmão de pequenas células. Primeiros sintomas idênticos a outras patologias

O prognóstico do cancro do pulmão de pequenas células costuma ser “sombrio”, face à sua rápida progressão. António Araújo, Diretor do Serviço de Oncologia da ULS Santo António, alerta para os sintomas que na fase inicial, se confundem com outras patologias.

“Desejamos assegurar um diagnóstico de excelência e um tratamento adequado para os doentes com linfoma”

A reunião científica “Lugano Review”, organizada pelo Grupo Português de Linfomas (GPL) da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), vai ter lugar no dia 24 de fevereiro, em Lisboa. Em entrevista, Maria Gomes da Silva, presidente da SPH, fala das razões que incentivaram o GPL a organizar esta reunião, bem como dos principais desafios atuais dos hematologistas que tratam esta patologia.

  • Joana Pereira

Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da ERS. “A missão é constituir uma autoridade de referência a nível europeu”

Joana Pereira, médica especialista do serviço de Pneumologia da ULS Braga foi eleita secretária do Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da European Respiratory Society (ERS). Em entrevista, afirma que o cargo representa “o reconhecimento do trabalho realizado até agora”, e que é “uma oportunidade e um privilégio poder continuar a trabalhar com uma equipa que integra pneumologistas e investigadores de referência a nível europeu”.

  • cancro da próstata

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. “O carcinoma da próstata é um problema de saúde pública”

Lançada em novembro de 2023, a plataforma ‘Próstata sem Tabus’ foi criada com o intuito de incentivar os homens com mais de 50 anos a cuidarem da saúde da sua próstata. No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro, Pedro Nunes, médico Urologista na ULS Coimbra, fala sobre a importância do diagnóstico precoce.

“A Medicina de Precisão vai ter um papel muito importante no tratamento do cancro da mama”

Ana Ferreira faz parte da comissão organizadora da 6.ª Edição Breast Cancer Weekend. Em entrevista destaca a importância da Medicina de Precisão, que permite terapêuticas cada vez mais personalizadas. Realça ainda a relevância do evento, que reúne profissionais de todo o país.

  • trombose e hemostase

“É preciso olhar para a trombose e a hemostase como uma área nobre da Medicina”

Luciana Ricca Gonçalves é imuno-hemoterapeuta e presidente da Associação Portuguesa de Trombose e Hemostase (APTH). Em entrevista, à margem da 1.ª Reunião Científica da APTH, que decorre amanhã, em Coimbra, apresenta os objetivos da APTH e realça a necessidade de se apostar cada vez mais na interdisciplinaridade para que se diminuam os eventos trombóticos.

“A nossa missão foca-se na educação e promoção da literacia em saúde”

“A Mulher e a Saúde Integrativa” é o mote da 3.ª edição Congresso do Cancro da Mama do Algarve, que se vai realizar a 16 de fevereiro em Lagos. Tânia Camilo e Jacqueline Tavares, fisioterapeutas e membros da comissão organizadora, falam sobre o tema e sobre este evento solidário que, com foco numa melhoria da literacia em saúde, permite aos seus participantes aprender “a tratar o cancro da mama por ‘tu’”.

Novo equipamento para realização de exames PET/CT do CHUSJ oferece a “possiblidade de ajustar os tratamentos de forma individualizada”

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) inaugurou um equipamento para realização de exames PET/CT capaz de detetar mais precocemente algumas doenças do foro oncológico, neurológico e cardíaco. Em entrevista ao SaúdeOnline, Teresa Faria, diretora do serviço de Medicina Nuclear do CHUSJ fala sobre este equipamento e os seus benefícios.

  • João Varregoso

Cancro da próstata. “Há uma percentagem de homens que não se vigia por receio infundado de exames invasivos”

O cancro da próstata é a segunda principal causa de morte por cancro em homens acima dos 50 anos de idade, revelam dados transmitidos pela Associação Portuguesa de Urologia. No sentido de abordar e desmistificar esta doença, João Varregoso, médico Urologista, fala sobre esta patologia, desde o diagnóstico aos riscos, passando pelos mais recentes avanços a nível de tratamentos.

Go to Top