SaudeOnline.pt / Pneumo-online / pneumo-entrevistas

João Gouveia. “Muitos doentes morreram por causa da não expansão da Medicina Intensiva”

Em entrevista exclusiva, o coordenador da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva admite que “houve atrasos” na expansão das camas de cuidados intensivos em algumas regiões.

Nuno Pires. Terapêutica tripla fixa veio “mudar o paradigma do tratamento” da DPOC

Celebram-se dois anos da chegada a Portugal da primeira terapêutica tripla fixa para os doentes com DPOC. Em entrevista, o diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital de Barcelos destaca o impacto comprovado do fármaco na redução das exacerbações e da mortalidade e sublinha que no doente com agudizações o “fármaco de início é Trelegy”.

Cancro do Pulmão. “Doentes chegam-nos com a doença mais avançada”

O acesso dos doentes aos Cuidados de Saúde Primários (CSP) ficou comprometido durante alguns meses na pandemia. Por isso, o número de doentes que chegam ao IPO do Porto com cancros do pulmão em fase avançada aumentou. “Muitas vezes nem sequer temos capacidade de tratar o cancro”, sublinha a diretora clínica e oncologista Marta Soares.

Cancro do Pulmão com mutação EGFR. Uso do osimertinib em 1L reduz risco de desenvolvimento de metástases cerebrais

Fármaco já é financiado em Portugal para o tratamento de 1.ª linha. Em entrevista, a pneumologista do IPO de Lisboa Carina Gaspar sublinha que é uma “opção bastante atrativa logo em primeira linha, sobretudo porque reduzimos significativamente o risco de que os doentes venham a desenvolver metástases cerebrais”.

Hipertensão Pulmonar. Acesso precoce à terapêutica é fundamental para melhorar o prognóstico

Há duas décadas o tratamento passou a ter armas terapêuticas que permitem dar mais qualidade de vida aos doentes e retardar a progressão da doença. Contudo, Filipa Ferreira, cardiologista e coordenadora da Unidade de Hipertensão Pulmonar do Hospital Garcia de Orta, ainda identifica um atraso importante no diagnóstico que compromete os outcomes do tratamento.

Go to Top