• Susana Sousa

Perturbações do sono. “O diagnóstico é mais difícil na mulher devido à baixa perceção de sintomas”

Susana Sousa, juntamente com um grupo de profissionais de saúde, juntaram-se de modo a expor a problemática das perturbações do sono no sexo feminino, com todas as suas particularidades. Em entrevista, a médica pneumologista e especialista em Medicina do Sono, explica como surgiu o livro "O Sono Delas", realçando a necessidade de estar alerta perante possíveis sinais de patologias do sono.

Reunião da Primavera do GECP aborda o tratamento de tumores neuroendócrinos do pulmão

No dia 16 de março terá lugar a Reunião da Primavera do Grupo de Estudos de Cancro do Pulmão (GECP), no Monte Real Hotel Termas e SPA. O evento, exclusivamente reservado aos sócios do GECP (que congrega especialistas intervenientes no diagnóstico, estadiamento e tratamento do cancro do pulmão), promete trazer novidades sobre o tratamento de tumores neuroendócrinos do pulmão (TNE).

  • Joana Pereira

Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da ERS. “A missão é constituir uma autoridade de referência a nível europeu”

Joana Pereira, médica especialista do serviço de Pneumologia da ULS Braga foi eleita secretária do Grupo de Trabalho do Cancro do Pulmão da European Respiratory Society (ERS). Em entrevista, afirma que o cargo representa “o reconhecimento do trabalho realizado até agora”, e que é “uma oportunidade e um privilégio poder continuar a trabalhar com uma equipa que integra pneumologistas e investigadores de referência a nível europeu”.

  • vacinação

“A maioria das infeções respiratórias podem ser prevenidas através da vacinação”

No seguimento do Simpósio “Uma Nova Era para a Imunização da Covid-19 e da Gripe”, que decorreu no 39.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Carlos Robalo Cordeiro, diretor do Serviço de Pneumologia A do CHUC, fala da importância da adesão vacinal para prevenção das infeções respiratórias. Apela ainda ao alargamento do Plano Nacional de Saúde.

  • hipertensão pulmonar

Hipertensão pulmonar. “Existe um esforço das comunidades médicas que estão envolvidas nestes cuidados”

Em entrevista ao SaúdeOnline, Graça Castro, cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que moderou um dos debates realizados no fórum de debate multidisciplinar dedicado à hipertensão pulmonar (HP), fala sobre esta temática.

  • vacina da gripe

“A vacina da gripe é a principal medida de prevenção, sobretudo nos grupos de risco”

O pneumologista Luís Rodrigues, do Hospital Distrital de Santarém, fala sobre as complicações associadas à gripe e que afetam, sobretudo, grupos de risco. Mais que remediar, o médico defende a aposta na vacinação todos os anos.

Reabilitação Respiratória. “Os centros do SNS são poucos e não conseguem dar resposta”

Hoje assinala-se o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória. Patrícia Garrido, pneumologista da Unidade de Pulmão – Fundação Champalimaud, alerta para a importância deste tratamento que ainda não está disponível para todos os doentes.

Doença Invasiva Pneumocócica. “Utilizar vacinas conjugadas com mais serotipos é uma grande mais-valia”

José Melo Cristino, Professor Catedrático de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, explica de que forma a vacinação pode prevenir a infeção pneumocócica grave. O especialista foi um dos oradores do Webinar “Vacina às 9”, no qual foi dada a conhecer a nova vacina antipneumocócica conjugada. Leia a entrevista e assista ao evento na página da MSD.

Vacinação diminui “de forma significativa” prevalência da doença invasiva pneumocócica

Filipe Froes, pneumologista e diretor da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pulido Valente-CHULN, apela à vacinação antipneumocócica. O especialista foi o moderador do Webinar “Vacina às 9”, onde foi dada a conhecer a nova vacina antipneumocócica conjugada. Leia a entrevista e assista ao evento na página da MSD.

Go to Top