SaudeOnline.pt / Pneumo-online / pneumo-entrevistas

Reabilitação respiratória. “Estamos muito aquém das necessidades”

O número de doentes em reabilitação respiratória e em lista de espera "é francamente inferior ao expectável", sublinha a diretora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da DGS. Em entrevista, Cristina Bárbara defende o envolvimento dos municípios e dos centros de saúde nesta área.

Santarém. Telemonitorização dos doentes com DPOC “permite identificar as agudizações e intervir de forma atempada”

A principal mais-valia do processo de telemonitorização reside "na possibilidade de realizar um acompanhamento clínico diário de cada um dos doentes selecionados", sublinha Gustavo Reis, diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital de Santarém.

Pandemia e saída de profissionais “desgastaram os serviços de Pneumologia”

Em entrevista, o diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra alerta para um excesso de referenciação de doentes dos centros de saúde para as consultas de pneumologia em algumas áreas, numa altura em que os serviços hospitalares ainda recuperam dos efeitos da pandemia e enfrentam o burnout dos profissionais. Carlos Robalo Cordeiro defende uma gestão do doente respiratório à distância e em proximidade digital, com mais indicadores de desempenho na MGF para a área respiratória.

“Os meus pais sempre me ensinaram que, mesmo com limitações, é possível ser feliz”

Agosto é o Mês da Consciencialização e Sensibilização para a Atrofia Muscular Espinhal. Ana Isabel Gonçalves, vice-presidente da APN- Associação Portuguesa de Neuromusculares, convive com a patologia desde há 37 anos e, em entrevista, fala-nos dos desafios diários.

Entrevista. Mais de 80% dos cancros do pulmão são detetados já em estado avançado

Em Portugal diagnosticam-se "cerca de 5000 casos/ano, sendo que mais de 80% estão em estadios não cirúrgicos", explica o Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, sublinhando a importância do diagnóstico precoce.

Cancro do Pulmão. “Com a imunoterapia e terapêuticas alvo podemos ter sobrevivas de 20-30%”

É necessário consciencializar a comunidade médica e civil para este avanço, sublinha, em entrevista, a oncologista do IPO do Porto. O cancro do pulmão “é cada vez mais uma doença crónica”, diz a especialista.

Estudos mostram potencial do rastreio ao cancro do pulmão na diminuição da mortalidade

Que benefícios traria a implementação de um rastreio de base populacional ao cancro do pulmão em Portugal? O diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital de São João explica isso mesmo ao SaúdeOnline.

Asma não controlada. “Terapêutica tripla de dose fixa melhora a função pulmonar e reduz as exacerbações”

Esta solução, indicada pelo GINA “no degrau 5 em doentes com asma não controlada”, melhora a adesão à terapêutica, sublinha, em entrevista, a imunoalergologista do Centro Hospitalar Baixo Vouga. A também vice-presidente da SPAIC alerta ainda que asma não controlada “duplica ou triplica o risco de uma exacerbação”.

Go to Top