SaudeOnline.pt / Pneumo-online / pneumo-entrevistas

Reabilitação Respiratória. “Os centros do SNS são poucos e não conseguem dar resposta”

Hoje assinala-se o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória. Patrícia Garrido, pneumologista da Unidade de Pulmão – Fundação Champalimaud, alerta para a importância deste tratamento que ainda não está disponível para todos os doentes.

Doença Invasiva Pneumocócica. “Utilizar vacinas conjugadas com mais serotipos é uma grande mais-valia”

José Melo Cristino, Professor Catedrático de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, explica de que forma a vacinação pode prevenir a infeção pneumocócica grave. O especialista foi um dos oradores do Webinar “Vacina às 9”, no qual foi dada a conhecer a nova vacina antipneumocócica conjugada. Leia a entrevista e assista ao evento na página da MSD.

Vacinação diminui “de forma significativa” prevalência da doença invasiva pneumocócica

Filipe Froes, pneumologista e diretor da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pulido Valente-CHULN, apela à vacinação antipneumocócica. O especialista foi o moderador do Webinar “Vacina às 9”, onde foi dada a conhecer a nova vacina antipneumocócica conjugada. Leia a entrevista e assista ao evento na página da MSD.

Reabilitação respiratória. “Estamos muito aquém das necessidades”

O número de doentes em reabilitação respiratória e em lista de espera "é francamente inferior ao expectável", sublinha a diretora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da DGS. Em entrevista, Cristina Bárbara defende o envolvimento dos municípios e dos centros de saúde nesta área.

Santarém. Telemonitorização dos doentes com DPOC “permite identificar as agudizações e intervir de forma atempada”

A principal mais-valia do processo de telemonitorização reside "na possibilidade de realizar um acompanhamento clínico diário de cada um dos doentes selecionados", sublinha Gustavo Reis, diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital de Santarém.

Pandemia e saída de profissionais “desgastaram os serviços de Pneumologia”

Em entrevista, o diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra alerta para um excesso de referenciação de doentes dos centros de saúde para as consultas de pneumologia em algumas áreas, numa altura em que os serviços hospitalares ainda recuperam dos efeitos da pandemia e enfrentam o burnout dos profissionais. Carlos Robalo Cordeiro defende uma gestão do doente respiratório à distância e em proximidade digital, com mais indicadores de desempenho na MGF para a área respiratória.

“Os meus pais sempre me ensinaram que, mesmo com limitações, é possível ser feliz”

Agosto é o Mês da Consciencialização e Sensibilização para a Atrofia Muscular Espinhal. Ana Isabel Gonçalves, vice-presidente da APN- Associação Portuguesa de Neuromusculares, convive com a patologia desde há 37 anos e, em entrevista, fala-nos dos desafios diários.

Entrevista. Mais de 80% dos cancros do pulmão são detetados já em estado avançado

Em Portugal diagnosticam-se "cerca de 5000 casos/ano, sendo que mais de 80% estão em estadios não cirúrgicos", explica o Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, sublinhando a importância do diagnóstico precoce.

Cancro do Pulmão. “Com a imunoterapia e terapêuticas alvo podemos ter sobrevivas de 20-30%”

É necessário consciencializar a comunidade médica e civil para este avanço, sublinha, em entrevista, a oncologista do IPO do Porto. O cancro do pulmão “é cada vez mais uma doença crónica”, diz a especialista.

Go to Top