SaudeOnline.pt / Infectonline / infecto-entrevistas
  • vacina da gripe

“A vacina da gripe é a principal medida de prevenção, sobretudo nos grupos de risco”

O pneumologista Luís Rodrigues, do Hospital Distrital de Santarém, fala sobre as complicações associadas à gripe e que afetam, sobretudo, grupos de risco. Mais que remediar, o médico defende a aposta na vacinação todos os anos.

Doença Invasiva Pneumocócica. “Utilizar vacinas conjugadas com mais serotipos é uma grande mais-valia”

José Melo Cristino, Professor Catedrático de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, explica de que forma a vacinação pode prevenir a infeção pneumocócica grave. O especialista foi um dos oradores do Webinar “Vacina às 9”, no qual foi dada a conhecer a nova vacina antipneumocócica conjugada. Leia a entrevista e assista ao evento na página da MSD.

Vacinação diminui “de forma significativa” prevalência da doença invasiva pneumocócica

Filipe Froes, pneumologista e diretor da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pulido Valente-CHULN, apela à vacinação antipneumocócica. O especialista foi o moderador do Webinar “Vacina às 9”, onde foi dada a conhecer a nova vacina antipneumocócica conjugada. Leia a entrevista e assista ao evento na página da MSD.

“A gripe tem um papel muito importante no desencadear de eventos cardiovasculares”

Manuel Carrageta, presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG), espera que a nova vacina quadrivalente de dose elevada contra a gripe chegue, no próximo ano, a toda a população com mais de 65 anos. Em causa está não só a prevenção de infeções respiratórias graves, mas também de eventos cardiovasculares.

VIH. “Os PRO garantem que as necessidades são conhecidas e que a prestação de cuidados é assegurada”

Em entrevista, a enfermeira Catarina Esteves Santos, da Unidade de VIH do Hospital de Cascais, realça as mais-valias dos Patient Reported Outcomes (PRO) para melhorar os cuidados e qualidade de vida das pessoas com VIH.

Entrevista. “Dois terços das bronquiolites em crianças são provocadas pelo vírus sincicial respiratório”

A infeção por este vírus, que atinge 90% das crianças até aos dois anos, pode mesmo levar ao internamento e deixar sequelas, diz, em entrevista, o pediatra Hugo Rodrigues, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

“A população com diabetes tem risco acrescido de descompensar aquando da infeção pelo vírus influenza”

A descompensação da diabetes pode passar por níveis de glicemia mais altos, desidratação, agravamento da função renal e função respiratória e maior probabilidade de infeções secundárias, alerta, em entrevista, o endocrinologista ( diretor clínico da APDP e presidente da ADP), reforçando a importância da vacinação contra a gripe neste grupo da população.

  • Imunização

Semana Mundial da Imunização. “Um dos grandes problemas é a falta de literacia e informação adequada”

"Há um grande trabalho a fazer, pois continuamos a ter taxas de adesão muito baixas em algumas vacinas, devido a alguma resistência da população em aderir à vacinação", afirma o médico membro do GRESP, Tiago Maricoto.

Go to Top