SaudeOnline.pt / Infectonline / infecto-entrevistas
  • Ricardo Mexia - uso de máscara

Pensar o futuro a partir da pandemia. “É preciso organizar e agilizar os recursos”

O risco de novas pandemias exige um plano de ação capaz de antecipar a deteção da ameaça e, depois, de intervir de forma célere sobre ela, defende o especialista em Saúde Pública, em entrevista ao SaúdeOnline.

João Gouveia. “Muitos doentes morreram por causa da não expansão da Medicina Intensiva”

Em entrevista exclusiva, o coordenador da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva admite que “houve atrasos” na expansão das camas de cuidados intensivos em algumas regiões.

  • vih

VIH. Doentes regressaram às consultas com maiores níveis de ansiedade e tristeza

Em entrevista, a internista e responsável pela consulta VIH do Hospital de Cascais sublinha que os doentes voltaram às consultas presenciais, “no geral, mais ansiosos, mais tristes, com maiores problemas de sono, para além de mais sedentários e mais pesados”. Numa altura em que as síndromes depressivas e a doença psiquiátrica crescem à boleia da pandemia, a especialista alerta que a escolha da TARV “a utilizar deve ser criteriosa” nos doentes com VIH e depressão e doença psiquiátrica prévias.

VIH. As vantagens de otimizar a terapêutica antirretrovírica para gerir as comorbilidades

Mais de 90%1 dos doentes idosos com VIH têm comorbilidades associadas. O desafio é gerir o melhor possível as interações, introduzindo o antirretrovírico com o melhor perfil global (nomeadamente cardiovascular). Em entrevista, o internista do Hospital de Santarém (centro que segue cerca de mil doentes com VIH-1) sublinha a experiência positiva com Biktarvy® ▼, tanto em primeira linha como em switch.

Vítor Papão. “Quanto à covid-19, o nosso trabalho continua com o remdesivir, porque ainda não sabemos tudo”

Com o remdesivir no portefólio, desde cedo que a Gilead assumiu, a nível global, um papel estratégico no combate à pandemia de covid-19. Em entrevista ao SaúdeOnline, o diretor-geral da Gilead Portugal relatou os principais momentos deste caminho repleto de desafios, que ainda não terminou.

Go to Top