SaudeOnline.pt / Endonline / endo-entrevistas

“A proximidade entre todos os que trabalham na área da diabetes constitui uma mais-valia para profissionais e utentes”

Ana Paula Pona e Magda Sofia Silva são médicas internistas Centro Hospitalar Barreiro Montijo CHBM e autoras do livro “Diabetes de Bolso” (LIDEL). Ao SaúdeOnline, falam da obra que se destina a todos os profissionais de saúde.

“Um dos desígnios da SPEDM é trabalhar em parceria com a MGF na luta contra a diabetes”

No Dia Mundial da Diabetes, João Jácome de Castro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetes Mellitus (SPEDM), alerta para uma doença que continua a ser uma preocupação.

30 anos do NEDM, “um núcleo que sempre lutou pela melhoria do tratamento das pessoas com diabetes”

Isabel Lavadinho é a presidente da 16.ª Reunião Anual do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que decorre nos dias 28 e 29 de outubro, em Évora. A médica internista da Unidade de Local de Saúde do Norte Alentejano fala-nos do que se pode esperar do evento do NEDM e dos avanços na Diabetologia.

  • microbiota

“O acesso a Consultas de Nutrição no SNS é manifestamente insuficiente”

Em entrevista, a coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School considera que o acesso no SNS ainda é limitado, "não só por a procura ser maior que a oferta, como também pelo facto de a procura ser ainda inferior à real necessidade".

Sequelas endócrinas da Covid-19. “A literatura mostra um aumento da incidência de DT1”

"Se estas tendências se mantiverem, isto pode traduzir-se num aumento de prevalência de diabetes ainda mais preocupante, para qual os serviços de saúde devem estar preparados", alerta, em entrevista, a endocrinologista do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

“A população com diabetes tem risco acrescido de descompensar aquando da infeção pelo vírus influenza”

A descompensação da diabetes pode passar por níveis de glicemia mais altos, desidratação, agravamento da função renal e função respiratória e maior probabilidade de infeções secundárias, alerta, em entrevista, o endocrinologista ( diretor clínico da APDP e presidente da ADP), reforçando a importância da vacinação contra a gripe neste grupo da população.

Go to Top