SaudeOnline.pt / Endonline / endo-entrevistas

“Insulinas de ação mais rápida permitem eficácia mais precoce e menos hipoglicemias pós-prandiais”

Em entrevista ao SaúdeOnline, a endocrinologista do Hospital de São João e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) destaca as mais-valias das insulinas de ação mais rápida, como a Lyumjev, nomeadamente em crianças e adolescentes com DT1. “Cobertura mais perfeita das excursões pós-prandiais” e “doentes mais tempo no alvo” são algumas das vantagens apontadas pela também professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

2021-07-14T13:57:25+01:0014 Jul, 2021|endo-entrevistas, Entrevista, Nacional, Notícia Fechada|
  • HTA

HTA em doentes diabéticos: “Maior desafio é o controlo da pressão arterial”

O primeiro foco deve ser controlar e tratar corretamente a HTA, “mais do que otimizar o tratamento da perturbação do metabolismo da glicose”, explica, em entrevista, o cardiologista do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga.

“Em relação ao tratamento da obesidade, estamos numa rampa de descolagem”

Os fármacos análogos das hormonas produzidas no tubo digestivo, como o GLP-1, vieram revolucionar o tratamento da obesidade. Contudo, a endocrinologista e professora do ICBAS Mariana Monteiro frisa a dificuldade de acesso dos doentes um tratamento que não é comparticipado.

Diabetes. “TiR dá informação sobre o real grau de controlo glicémico ao longo dos dias”

Para o endocrinologista do Hospital Curry Cabral, o novo parâmetro de controlo glicémico, Time in Range, permite aferir “a dimensão do efeito anti-hiperglicémico das terapêuticas usadas” nos doentes. José Silva Nunes refer também existem estudos que associam a “diminuição do TiR com o desenvolvimento de complicações macrovasculares”.

2021-03-18T18:35:33+00:0018 Mar, 2021|endo-entrevistas, Endonline, Entrevista|
Go to Top