SaudeOnline.pt / Endonline / endo-entrevistas
  • microbiota

“O acesso a Consultas de Nutrição no SNS é manifestamente insuficiente”

Em entrevista, a coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School considera que o acesso no SNS ainda é limitado, "não só por a procura ser maior que a oferta, como também pelo facto de a procura ser ainda inferior à real necessidade".

Sequelas endócrinas da Covid-19. “A literatura mostra um aumento da incidência de DT1”

"Se estas tendências se mantiverem, isto pode traduzir-se num aumento de prevalência de diabetes ainda mais preocupante, para qual os serviços de saúde devem estar preparados", alerta, em entrevista, a endocrinologista do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

“A população com diabetes tem risco acrescido de descompensar aquando da infeção pelo vírus influenza”

A descompensação da diabetes pode passar por níveis de glicemia mais altos, desidratação, agravamento da função renal e função respiratória e maior probabilidade de infeções secundárias, alerta, em entrevista, o endocrinologista ( diretor clínico da APDP e presidente da ADP), reforçando a importância da vacinação contra a gripe neste grupo da população.

  • gripe

Hipotiroidismo. “Diagnóstico e tratamento são fáceis, desde que o médico conheça e pense na doença”

Em entrevista, o endocrinologista do Hospital das Forças Armadas e presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) fala sobre o estado da arte no diagnóstico e tratamento do hipotiroidismo, destacando a importância do estudo europeu THESIS.

“Muitos doentes apresentam condições clínicas nas quais o controlo do perfil lipídico é essencial”

O colesterol assume uma preponderância acrescida no contexto da Endocrinologia, salienta o cardiologista do Hospital da Luz, acrescentando que “o endocrinologista tem um papel essencial no tratamento e controlo da dislipidemia”.

“Insulinas de ação mais rápida permitem eficácia mais precoce e menos hipoglicemias pós-prandiais”

Em entrevista ao SaúdeOnline, a endocrinologista do Hospital de São João e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) destaca as mais-valias das insulinas de ação mais rápida, como a Lyumjev, nomeadamente em crianças e adolescentes com DT1. “Cobertura mais perfeita das excursões pós-prandiais” e “doentes mais tempo no alvo” são algumas das vantagens apontadas pela também professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

  • HTA

HTA em doentes diabéticos: “Maior desafio é o controlo da pressão arterial”

O primeiro foco deve ser controlar e tratar corretamente a HTA, “mais do que otimizar o tratamento da perturbação do metabolismo da glicose”, explica, em entrevista, o cardiologista do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga.

Go to Top