SaudeOnline.pt / APP - especiais

“Com o aumento da obesidade, é expetável que os números da SAOS continuem a subir”

A síndrome de apneia obstrutiva de sono (SAOS) afeta entre 9% a 24% da população adulta e é uma condição francamente subdiagnosticada. O alerta parte das pneumologistas da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

CPNPC com skipping no METex14. Inibidor do MET vem colmatar a necessidade terapêutica neste grupo de doentes

Doentes com Cancro do Pulmão de Não Pequenas Células avançado previamente tratado e com skipping do exão 14 do MET, que antes não tinham um tratamento dirigido, contam agora com uma opção terapêutica dirigida ao MET: o tepotinib. O oncologista e diretor do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto, António Araújo, sublinha o “contributo” que este fármaco traz no que diz respeito à sobrevivência - mas também à taxa e duração da resposta – “num grupo de doentes com um mau prognóstico”.

“A incontinência urinária não é uma fatalidade, tem tratamento e taxas de cura muito elevadas”

Estima-se que apenas 10% das pessoas afetadas por incontinência urinária (IU) recorram a ajuda médica, o que torna esta patologia altamente subdiagnosticada. O alerta é da urologista do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Lilian Campos.

Go to Top