“As nossas expectativas foram superadas. Chegámos aos 2500 participantes”
Em tom de balanço, Rui Costa refere que estas jornadas chegam a todos os médicos que nelas queiram participar, independentemente da zona do país onde se encontrem.
Em tom de balanço, Rui Costa refere que estas jornadas chegam a todos os médicos que nelas queiram participar, independentemente da zona do país onde se encontrem.
Manuel Viana, co-presidente das jornadas, fala sobre esta 6.ª edição do evento, que superou em número de participantes.
“A Vitamina D continua a ser alvo de grande interesse científico, havendo cada vez mais evidência da sua importância em várias áreas da saúde humana e não só a nível do metabolismo ósseo. Por isso, esta sessão pretende fazer uma atualização sobre a importância desta vitamina-hormona”, estas palavras são da reumatologista Fátima Godinho, que vai abordar a temática “Mitos e factos sobre Vitamina D”, durante uma sessão de Casos Clínicos Flash.
Estudos epidemiológicos estimam que a perturbação de hiperatividade e défice de atenção tenha uma prevalência de cerca de 5% das crianças e 3% dos adultos. A psiquiatra Inês Homem de Melo vai falar deste tema e é “com grande entusiasmo” que vê o interesse dos médicos de família em trazer as perturbações do neurodesenvolvimento para cima da mesa.
Paulo Pessanha, médico de família e um dos três fundadores e presidentes das Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar, falou ao SaúdeOnline sobre o passado e o futuro deste evento, cujo “sucesso e crescimento” são inegáveis.
“Doenças do movimento” é o tema que vai ser abordado pela neurologista Joana Damásio. “A apresentação vai ser interativa e próxima, o meu objetivo é conversar com os colegas sobre as principais dúvidas que possam ter nesta área”, afirma a oradora.
Médico de família e um dos presidentes destas jornadas multidisciplinares, Manuel Viana fala do programa científico das mesmas, do seu objetivo e critérios de construção.