Mais de 13% da população da Ilha Terceira não tem médico de família
Mesmo que sejam preenchidas as seis vagas já abertas na ilha para clínicos de medicina geral e familiar, a cobertura não chegará aos 100%.
Mesmo que sejam preenchidas as seis vagas já abertas na ilha para clínicos de medicina geral e familiar, a cobertura não chegará aos 100%.
"Há formas de apresentação da doença [esclerose múltipla] que são mais simples de serem detetadas, mas conseguimos através de campanhas de literacia da população em geral e, sobretudo, com informação dirigida às especialidades referenciá-los muito mais rapidamente", refere José Vale.
Segundo a presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla da SPMI, Maria José Sá, "Os principais desafios do diagnóstico ocorrem quando os sintomas são atípicos, ou a ressonância magnética mostra apenas lesões desmielinizantes isoladas ou pequena".
Coordenador do Centro de Tratamento de EM do CHULC || Vice-presidente Sul do Grupo de Estudo de Esclerose Múltipla
A síndrome de apneia obstrutiva de sono (SAOS) afeta entre 9% a 24% da população adulta e é uma condição francamente subdiagnosticada. O alerta parte das pneumologistas da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
Doentes com Cancro do Pulmão de Não Pequenas Células avançado previamente tratado e com skipping do exão 14 do MET, que antes não tinham um tratamento dirigido, contam agora com uma opção terapêutica dirigida ao MET: o tepotinib. O oncologista e diretor do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto, António Araújo, sublinha o “contributo” que este fármaco traz no que diz respeito à sobrevivência - mas também à taxa e duração da resposta – “num grupo de doentes com um mau prognóstico”.
O evento pretende “ser uma plataforma de encontro de profissionais e investigadores nacionais” que trabalham a psicologia da dor, confirma a psicóloga Alexandra Valente.
É necessário investir em testes e tratamentos, sendo essencial não menosprezar a infeção que pode provocar patologias graves, alerta o diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais.
O urologista Paulo Príncipe destaca formas de prevenir a incontinência urinária (IU) e enaltece o papel do médico de família (MF) na abordagem destes doentes.
Estima-se que apenas 10% das pessoas afetadas por incontinência urinária (IU) recorram a ajuda médica, o que torna esta patologia altamente subdiagnosticada. O alerta é da urologista do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Lilian Campos.