SaudeOnline.pt / APP - especiais
  • opioides

“A formação médica contínua em dor é essencial”

Hugo Ribeiro, coordenador da Iniciativa Médica 3 M (IM3M), destaca a importância da formação médica contínua e como é uma área cada vez mais do interesse dos profissionais de saúde. Entre hoje e dia 15 de setembro decorre o Congresso Multidisciplinar da Dor 2023, na Figueira da Foz.

“A terapêutica modificadora da EM deve ser iniciada tão precocemente quanto possível”

No âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), que se assinala hoje, Carlos Capela, neurologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, fala sobre a importância das pessoas com EM se envolverem no seu tratamento, estando sensíveis para a necessidade de fazer a terapêutica adequada.

EM. “O início precoce de terapêutica está associado a uma melhor evolução clínica”

No âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, Rui Pedro Guerreiro, médico do Serviço de Neurologia do Hospital de São Bernardo/Centro Hospitalar de Setúbal, fala da doença, das suas causas e sintomas, assim como da importância de se fazer um diagnóstico precoce e de se iniciar a terapêutica quanto antes.

“Estou a tomar a medicação para a esclerose múltipla e vou fazê-lo toda a vida”

Tem 32 anos de idade e esclerose múltipla (EM) há 17 anos. Definindo-se como “uma pessoa de fé”, Margarida Piçarra Navalhinhas, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), coordenadora da Delegação de Évora e Socióloga da SPEM, conta-nos um pouco da sua história de vida, salientando que a EM também lhe tem trazido coisas boas.

  • esclerose múltipla

“Estima-se que existam 7 a 8 mil pessoas com esclerose múltipla em Portugal”

"Há formas de apresentação da doença [esclerose múltipla] que são mais simples de serem detetadas, mas conseguimos através de campanhas de literacia da população em geral e, sobretudo, com informação dirigida às especialidades referenciá-los muito mais rapidamente", refere José Vale.

  • esclerose múltipla

Esclerose Múltipla: “O primeiro desafio nas formas progressivas é reconhecê-las”

Segundo a presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla da SPMI, Maria José Sá, "Os principais desafios do diagnóstico ocorrem quando os sintomas são atípicos, ou a ressonância magnética mostra apenas lesões desmielinizantes isoladas ou pequena".

“Com o aumento da obesidade, é expetável que os números da SAOS continuem a subir”

A síndrome de apneia obstrutiva de sono (SAOS) afeta entre 9% a 24% da população adulta e é uma condição francamente subdiagnosticada. O alerta parte das pneumologistas da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

CPNPC com skipping no METex14. Inibidor do MET vem colmatar a necessidade terapêutica neste grupo de doentes

Doentes com Cancro do Pulmão de Não Pequenas Células avançado previamente tratado e com skipping do exão 14 do MET, que antes não tinham um tratamento dirigido, contam agora com uma opção terapêutica dirigida ao MET: o tepotinib. O oncologista e diretor do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto, António Araújo, sublinha o “contributo” que este fármaco traz no que diz respeito à sobrevivência - mas também à taxa e duração da resposta – “num grupo de doentes com um mau prognóstico”.

Go to Top