Casos Clínicos Flash – Dor aguda: como tratar

Dalila Veiga, anestesiologista, e Hugo Cordeiro, médico de Medicina Geral e Familiar (MGF), foram os oradores da sessão "Casos Clínicos Flash – Dor aguda: como tratar" que decorreu no segundo dia das Jornadas Multidisciplinares de MGF, no Porto. Nesta sessão, os médicos sensibilizaram para as corretas abordagens perante diferentes casos de dor aguda.

Mitos e factos sobre a Vitamina D

“Mitos e factos sobre a Vitamina D” foi o tema da apresentação de Fátima Godinho, assistente hospitalar graduada de Reumatologia do Hospital Garcia de Orta, que contou também com a apresentação de um caso clínico. A moderação esteve a cargo do médico de família João Matias.

Guidelines hipertensão 2023: Highlights para a prática clínica

“Guidelines hipertensão 2023: Highlights para a prática clínica” foi o tema do simpósio patrocinado pela Tecnimede. Os intervenientes foram o internista Jorge Polónia e os médicos de família Rosa de Pinho e Paulo Pessanha, como oradores, e Manuel Viana, médico de família, como moderador, mas que abordou também o tema do idoso hipertenso.

  • Fátima Godinho

Vitamina D: atualização sobre a importância desta vitamina-hormona

“A Vitamina D continua a ser alvo de grande interesse científico, havendo cada vez mais evidência da sua importância em várias áreas da saúde humana e não só a nível do metabolismo ósseo. Por isso, esta sessão pretende fazer uma atualização sobre a importância desta vitamina-hormona”, estas palavras são da reumatologista Fátima Godinho, que vai abordar a temática “Mitos e factos sobre Vitamina D”, durante uma sessão de Casos Clínicos Flash.

Perturbação de hiperatividade no adulto: desconstrução de estigmas e mitos

Estudos epidemiológicos estimam que a perturbação de hiperatividade e défice de atenção tenha uma prevalência de cerca de 5% das crianças e 3% dos adultos. A psiquiatra Inês Homem de Melo vai falar deste tema e é “com grande entusiasmo” que vê o interesse dos médicos de família em trazer as perturbações do neurodesenvolvimento para cima da mesa.

Go to Top