20 Mar, 2024

Vitamina D: atualização sobre a importância desta vitamina-hormona

“A Vitamina D continua a ser alvo de grande interesse científico, havendo cada vez mais evidência da sua importância em várias áreas da saúde humana e não só a nível do metabolismo ósseo. Por isso, esta sessão pretende fazer uma atualização sobre a importância desta vitamina-hormona”, estas palavras são da reumatologista Fátima Godinho, que vai abordar a temática “Mitos e factos sobre Vitamina D”, durante uma sessão de Casos Clínicos Flash.

De acordo com a oradora, “são vários os mitos que serão desmitificados” nesta sessão, como por exemplo não haver défice de vitamina D em Portugal, por sermos um país com muito sol ou por comermos muito peixe azul, que é uma das fontes.

Fátima Godinho explica que a suplementação com Vitamina D é essencial em determinados grupos de risco, como: grávidas; doentes obesos; pessoas com doenças de má absorção ou sujeitas a cirurgia bariátrica; doentes que tomam medicação que pode interferir com o metabolismo da Vitamina D, como por exemplo, corticoesteroides ou anticonvulsivantes; doentes com osteoporose; pessoas com pouca exposição à luz solar; e idosos em que a capacidade de síntese cutânea de vitamina D diminui. Além destes, também as crianças até um ano de idade devem fazer suplementação com Vitamina D.

PUB

 

“As vantagens são visíveis. A vitamina tem importância na melhoria de várias doenças osteo-metabólicas, como a osteoporose, mas também no desenvolvimento e prognóstico de outras patologias nomeadamente infeciosas e autoimunes.

Além disso, é um facto que a Vitamina D não é só uma vitamina, atua também como uma hormona, porque, além de ser obtida através da dieta, também é produzida pelo organismo, atuando em células alvo.

Quando questionada acerca das principais ideias-chave que pretende deixar à assistência das Jornadas, Fátima Godinho responde que os clínicos devem ter atenção para o facto de haver “muitos indivíduos deficitários em vitamina D” e que a sua reposição contribui para a prevenção e melhor prognóstico de várias patologias.

O médico de família João Matias vai ser o moderador da sessão.

 

SM

Notícia relacionada

A realização das Jornadas Multidisciplinares de MGF “foi uma ideia brilhante”

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais