SaudeOnline.pt / Especial

“A incontinência urinária é responsável por uma significativa perda de qualidade de vida”

No âmbito do Dia Mundial da Incontinência Urinária, que se assinala a 14 de março, Renato Lains Mota, urologista do Hospital Egas Moniz/Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, fala desta patologia no sexo masculino, que, segundo refere, é responsável por uma significativa perda da qualidade de vida.

“A incontinência urinária de esforço e o prolapso dos órgãos pélvicos partilham fatores de risco”

Sofia Alegra, secretária da Secção Portuguesa de Uroginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, alerta para duas patologias que podem coexistir e ter grande impacto na vida da mulher: incontinência urinária e prolapso dos órgãos pélvicos.

“Devemos sensibilizar os doentes a pedir ajuda médica para a incontinência urinária”

No âmbito deste Dia Mundial da Incontinência Urinária (IU), que se assinala a 14 de março, em entrevista ao Saúde Online, Miguel Silva Ramos, presidente da Associação Portuguesa de Urologia, fala dos avanços que se têm verificado no que respeita ao tratamento e seguimento desta patologia e salienta que os médicos devem continuar o seu trabalho de sensibilização, para que as pessoas não deixem de procurar ajuda médica para a IU.

HPV. “O desafio atual são as mulheres não vacinadas e as que não fazem rastreio”

Daniel Pereira da Silva, ginecologista no Hospital CUF Coimbra e no Instituto Médico de Coimbra, fala sobre os avanços importantes no combate à infeção por HPV no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre HPV, que se assinala no dia 4 de março. E alerta também para a necessidade de se adotarem estratégias para se ir ao encontro das mulheres não vacinadas.

Entrevista. “A infeção por HPV também afeta o pénis, o ânus e a orofaringe”

Maria Clara Bicho é professora do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Lisboa. Desde há vários anos tem-se dedicado ao estudo da infeção por HPV, um problema de saúde que pode ser prevenido com vacinação, preservativo e equilíbrio da microbiota vaginal. Amanhã, assinala-se o Dia Internacional da Consciencialização sobre HPV.

“A falta de controlo da pressão arterial agravou-se. O número de AVCs aumentou”

A pandemia teve um impacto negativo no controlo da pressão arterial (PA) nos doentes hipertensos, controlo esse que já se encontrava em níveis baixos antes do aparecimento do SARS-CoV-2, diz Luís Bronze, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), em declarações ao SaúdeOnline.

  • hipertensão

Hipertensão. “A baixa taxa de controlo é explicada pela falta de adesão à terapêutica e pela inércia médica”

Em entrevista, a presidente-eleita da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Rosa de Pinho, sublinha que muitas vezes os especialistas de MGF ainda protelam o início da terapêutica anti-hipertensiva e lamenta a falta de equipas multidisciplinares nos CSP para gerir os doentes hipertensos.

HTA resistente afeta cerca de 5% dos doentes hipertensos

A “má adesão à terapêutica é uma das causas mais frequentes de HTA resistente”, salienta o professor universitário Jorge Polónia, também consultor da Unidade de HTA e RCV do Hospital Pedro Hispano. Ao SaúdeOnline, explica a forma como esta unidade investiga o tratamento da HTA resistente, para despistar casos de pseudoresistência.

“O SNS tem que ser reinventado e encontrar caminhos de cooperação com o privado e o social”

Rui Nunes, candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos (OM), defende uma “revisão profunda” das carreiras médicas no SNS, assim como a criação de carreiras no setor privado. Considera ainda que a sua candidatura é a “única” que consegue unir todos os médicos.

Go to Top