DESTAQUE NACIONAL
Subdiretor-geral da Saúde demitiu-se
O médico de Saúde Pública Rui Portugal já tinha dito em fevereiro que estava preparado para se candidatar ao cargo de director-geral da saúde, sucedendo a Graça Freitas.
ÚLTIMAS NACIONAL
Saúde Nacional
Hospital da SCML ainda não recebe `internamentos sociais´ anunciados para abril
Segundo a SCML, o Hospital de Sant’Ana terá capacidade para acolher simultaneamente mais de 20 utentes em internamentos sociais enviados por hospitais do SNS e o protocolo que está a ser ultimado com o Ministério da Saúde prevê um valor base de 1.400 euros por utente.
Dentistas querem participar em políticas de saúde que conduzam a mudanças comportamentais
“Os programas de saúde oral e os médicos dentistas devem ser aproveitados para uma vertente de promoção de hábitos saudáveis, nomeadamente na alteração da mudança comportamental e de fatores de risco”, disse o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.
Ministro da Saúde considera um sucesso o concurso para médicos de família
Segundo o ministro da Saúde, o Governo abriu todas as vagas disponíveis no país, 978 vagas, embora sabendo que só haviam 307 novos médicos de família.
Governo cria programa para acesso universal a bombas de insulina de ultima geração
A criação deste programa de acesso universal, que será aplicado até 2026, resulta do trabalho desenvolvido por um grupo constituído em novembro do ano passado e que estimou a existência de cerca de 30 mil pessoas afetadas pela doença em Portugal, assumindo que metade tem indicação para tratamento por sistemas automáticos de perfusão.
“A terapêutica modificadora da EM deve ser iniciada tão precocemente quanto possível”
No âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), que se assinala hoje, Carlos Capela, neurologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, fala sobre a importância das pessoas com EM se envolverem no seu tratamento, estando sensíveis para a necessidade de fazer a terapêutica adequada.
EM. “O início precoce de terapêutica está associado a uma melhor evolução clínica”
No âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, Rui Pedro Guerreiro, médico do Serviço de Neurologia do Hospital de São Bernardo/Centro Hospitalar de Setúbal, fala da doença, das suas causas e sintomas, assim como da importância de se fazer um diagnóstico precoce e de se iniciar a terapêutica quanto antes.
“Estou a tomar a medicação para a esclerose múltipla e vou fazê-lo toda a vida”
Tem 32 anos de idade e esclerose múltipla (EM) há 17 anos. Definindo-se como “uma pessoa de fé”, Margarida Piçarra Navalhinhas, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), coordenadora da Delegação de Évora e Socióloga da SPEM, conta-nos um pouco da sua história de vida, salientando que a EM também lhe tem trazido coisas boas.
Centro Hospitalar de Setúbal contratou 11 novos médicos especialistas apesar das 40 vagas
A falta de pessoal médico já levou a Direção Executiva do SNS a determinar o encerramento da Urgência Pediátrica do CHS em fins de semana alternados, situação que se deverá manter até 30 de junho, mas os constrangimentos nos atendimentos de doentes também têm sido frequentes na Urgência de Obstetrícia e na Urgência Geral do Centro Hospitalar de Setúbal.
Hospital Garcia de Orta obtém aprovação europeia para aproveitamento de plasma
Com esta aprovação, o HGO integra o Programa Estratégico Nacional de Aproveitamento do Plasma, do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, ficando capacitado para o integral aproveitamento do plasma dos seus dadores.
Estudo revela que 86% dos jovens portugueses estão viciados nas redes sociais
"O impacto que as redes sociais têm, muitas vezes, na deformação dos adolescentes, acaba por ser uma espécie de droga - (…) e com o assentimento dos pais - e com consequências que, nalguns casos, são manifestamente graves”, alerta o psicólogo Eduardo Sá.
Médicos e enfermeiros das Caldas da Rainha reforçam maternidade de Leiria
Em causa está o encerramento do Serviço de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital das Caldas da Rainha, entre 1 junho e 31 de outubro, para obras de requalificação. O fecho “não afeta o serviço de Ginecologia, que vai continuar a funcionar normalmente”, clarificou Elsa Baião, presidente do CA do Centro Hospitalar do Oeste.
“É necessário investir nos serviços de Cardiologia, fornecendo mais recursos para a intervenção estrutural”
Rita Calé Theotónio é a mais recente presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC). Em entrevista ao SaúdeOnline, a cardiologista de intervenção do Hospital Garcia de Orta, em Almada, fala deste desafio, também pessoal, que assumiu em prol da Cardiologia de Intervenção.