Destaque

Últimas

Investigação

Eventos

Out
8
Qui
XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação @ Centro de Congressos Lagoa Park
Out 8_Out 10 todo o dia
XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação @ Centro de Congressos Lagoa Park

XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação

O XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação irá realizar-se nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2020, no Centro de Congressos Lagoa Park.

A presidente da Direção da SPMFR, Catarina Aguiar Branco salienta que esta é “uma oportunidade única de nos atualizarmos e fortalecermos a nossa especialidade em temas como a Reabilitação Neurológica, Cardiorrespiratória, Musculoesquelética, Produtos de apoio, Robótica, Dor, entre outros”.

» Programa disponível brevemente

» Inscreva-se aqui

Pode consultar o site do Congresso para mais informações

 

Out
13
Ter
XXII Congresso Português de Reumatologia @ Palácio de Congressos do Algarve
Out 13_Out 15 todo o dia
XXII Congresso Português de Reumatologia @ Palácio de Congressos do Algarve

 

XXII Congresso Português de Reumatologia

O XXII Congresso Português de Reumatologia irá realizar-se nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2020, no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados.

Este ano a estrutura e organização do CPR sofreu algumas alterações, na esperança de ir ao encontro das expetativas dos Reumatologistas, servindo os seus interesses e disponibilidade.
O XXII CPR mantém a sua parceria com a Medicina Geral e Familiar, consolidando a ligação entre as duas especialidades através da partilha de informação, de formação especifica e dirigida e do convívio.

» Inscreva-se aqui

» Consulte o programa aqui

Out
29
Qui
IX Congresso da Sociedade Portuguesa da Coluna Vertebral
Out 29_Out 31 todo o dia
IX Congresso da Sociedade Portuguesa da Coluna Vertebral

IX Congresso da Sociedade Portuguesa da Coluna Vertebral

A Sociedade Portuguesa da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover o seu IX Congresso, que irá decorrer pela primeira vez num formato online, entre 29 e 31 de outubro de 2020.

Com o tema “Desafios no Tratamento da Patologia da Coluna: no Indivíduo e na Comunidade“, a iniciativa convida os profissionais de saúde a debater temáticas relacionadas com os âmbitos mais desafiantes da patologia da coluna vertebral.

“Com este congresso pretendemos promover a partilha de conhecimento entre os profissionais de saúde de forma interdisciplinar e fomentar o interesse no tratamento de patologias da coluna vertebral. Neste espaço online estarão presentes oradores que articularão palestras, debates e workshops com diferentes objetivos e subtemas.”, explica Carla Reizinho, presidente da Comissão Organizadora do IX Congresso da SPPCV.

Entre os palestrantes, encontram-se personalidades internacionais como Thomas Blattert e Marco Teli, em representação da Eurospine no simpósio com o tema “Desafios no tratamento da patologia da coluna no idoso”, e como o Prof. Michael Fehlings, que introduzirá a palestra “Degenerative cervical myelopathy: What is new? What is hot?”, entre outros. O congresso contará ainda com a participação de sociedades científicas internacionais, nomeadamente a AO Spine, a Sociedade Espanhola de Coluna (GEER) e Sociedade Iberolatinoamericana de coluna (SILACO).

Segundo a responsável, perante a “situação que o mundo está a ultrapassar, organizar o congresso num formato virtual é sem dúvida a solução mais segura para todos. Consideramos que a continuidade formativa dos cirurgiões da coluna e restantes profissionais que de alguma forma abordam o doente com patologia da coluna é vital para a melhoria dos cuidados aos nossos doentes.”

As inscrições para a submissão dos resumos estão abertas até ao próximo dia 13 de setembro.

Mais informações sobre o programa e inscrições aqui

Entrevistas

Sarcoidose pode aumentar risco de insuficiência cardíaca e mortalidade

Estudo não estabelece relação causal, mas sugere necessidade de monitorizar manifestações cardíacas. Foram comparados 11.834 doentes com 47.336 dinamarqueses sem sarcoidose.

“As pessoas ainda se resignam perante a dor”

“Não é preciso os doentes serem heróis”, sublinha a Dra. Cristina Carmona. Em entrevista, a médica anestesiologista do Hospital Amadora- Sintra alerta para os perigos da dor mal controlada depois da cirurgia.