SaudeOnline.pt / Em-Destaque

VIH. “Os PRO garantem que as necessidades são conhecidas e que a prestação de cuidados é assegurada”

Em entrevista, a enfermeira Catarina Esteves Santos, da Unidade de VIH do Hospital de Cascais, realça as mais-valias dos Patient Reported Outcomes (PRO) para melhorar os cuidados e qualidade de vida das pessoas com VIH.

Reabilitação respiratória. “Estamos muito aquém das necessidades”

O número de doentes em reabilitação respiratória e em lista de espera "é francamente inferior ao expectável", sublinha a diretora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da DGS. Em entrevista, Cristina Bárbara defende o envolvimento dos municípios e dos centros de saúde nesta área.

Cancro do estômago. Portugal tem a maior incidência da Europa Ocidental e a explicação está na alimentação

O elevado consumo de sal, alimentos fumados e álcool, hábitos que persistem em Portugal, aumentam o risco de cancro do estômago, alerta a Drª. Carla Freitas, coordenadora da Unidade de Patologia Esofagogástrica do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS). Em entrevista, a especialista sublinha a importância do diagnóstico precoce da doença e realça as mais-valias da cirurgia laparoscópica.

Uso de antibióticos pode ser inútil e até prejudicial em algumas infeções

Na Semana Mundial de Consciencialização sobre o uso de Antimicrobianos, o pediatra Jorge Amil Dias sublinha que “mesmo em algumas infeções frequentes em Pediatria, como as otites, já há evidência robusta de que a maioria se resolve sem recurso a antibióticos”.

Fármacos inovadores. “Interessa à SPO proporcionar a mesma acessibilidade a todos os doentes do país”

Em entrevista ao SaúdeOnline, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, faz um balanço do 19º Congresso da especialidade e aborda temas como o acesso a fármacos inovadores, a literacia dos doentes na área do cancro e os desafios que Portugal enfrenta no que diz respeito à reintegração dos doentes sobreviventes ao cancro. Assista ao vídeo.

Go to Top