SaudeOnline.pt / Em-Destaque
  • adolescentes

“As adolescentes já não são propriamente crianças, mas também ainda não são adultas”

No próximo dia 20 de março decorre o webinar “Consulta de Ginecologia na Infância e Adolescência”, organizado pelo Núcleo de Ginecologia da Infância e Adolescência da Sociedade Portuguesa de Ginecologia. A coordenadora do Núcleo, Filomena Sousa, alerta para as mais-valias deste apoio nos hospitais num momento em que estas consultas não são consideradas uma prioridade.

  • 27th International Meeting: Update on Dermatology

27th International Meeting: Update on Dermatology. “São palestrantes de renome com muita experiência”

António Massa é o presidente do 27th International Meeting: Update on Dermatology Treatments, que decorre entre hoje e amanhã, no Porto. As últimas atualizações em terapêutica vão estar em debate numa reunião que conta com a presença de participantes dos Países Oficiais de Língua Portuguesa (PALOP).

  • diabetes

Diabetes. Comunicação verbal e não verbal começa na sala de espera

“A Falar é que nos (des)entendemos” foi o tema central de um curso sobre comunicação na consulta médica ou de enfermagem de Diabetologia, que decorreu no dia 7 de março, no primeiro dia do 20.º Congresso Português de Diabetes.

  • insuficiência cardíaca na DM2

Peritos recomendam sistemas de CGM para gestão da glicemia e NT-proBNP no despiste de insuficiência cardíaca na DM2

A monitorização da glicemia e o despiste de insuficiência cardíaca em pessoas assintomáticas através da medição NT-proBNP são as duas recomendações mais atuais da American Diabetes Association (ADA) para pessoas com diabetes tipo 2. O tema foi abordado na conferência “Diabetes e Insuficiência Cardíaca”, patrocinada pela Roche, no âmbito do 20.º Congresso Português de Diabetes, que decorreu entre 7 e 9 de março.

  • Doença Renal Crónica

Doença Renal Crónica. “É preciso rastrear de forma proativa a população de risco”

Jorge Malheiro, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e nefrologista da ULS de Santo António, considera ser fundamental rastrear a doença renal crónica em populações de risco, sobretudo nos cuidados primários.

  • UCC

“Que sejam reconhecidos às UCC os mesmos direitos que aos profissionais das USF”

Reforçar o papel das unidades de cuidados na comunidade (UCC) é o tema central do V Congresso Nacional das UCC, que vai decorrer nos dias 21 e 23 de março, em Évora. José Lima, presidente da Associação de UCC, espera que os profissionais destas unidades sejam valorizados.

  • ética

Ética. Acesso a registos clínicos para investigação devia ser certificado

“Ética na Investigação e na vida universitária” foi a temática das 2.as Jornadas de Ética da CESPU. Em entrevista ao SaúdeOnline, Rui Guimarães, o responsável pelo evento, falou de um tema que considera ser “inacabado” e cada vez mais importante.

Go to Top