Subdiretor-geral da Saúde demitiu-se
O médico de Saúde Pública Rui Portugal já tinha dito em fevereiro que estava preparado para se candidatar ao cargo de director-geral da saúde, sucedendo a Graça Freitas.
O médico de Saúde Pública Rui Portugal já tinha dito em fevereiro que estava preparado para se candidatar ao cargo de director-geral da saúde, sucedendo a Graça Freitas.
O alerta é do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) que vê esta situação como preocupante, por isso vai reunir com o Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém.
Em entrevista ao SaúdeOnline, Manuel Arsénio Santos fala sobre o facto de ter assumido recentemente a presidência da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), para o biénio 2023-2025. O internista e subespecialista em Doenças do Fígado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra confessa ter um desejo: “Que a crise que o SNS atravessa não venha a afetar a qualidade” da prática médica na doença hepática.
Cláudia Loureiro, pneumologista no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), aborda, em entrevista, a importância da adesão terapêutica nos doentes com asma grave. A terapêutica tripla é uma opção a considerar, assim como a criação de unidades diferenciadas, com equipa multidisciplinar.
O BiogenLinc é um website desenvolvido com o propósito de permitir aos profissionais de saúde recorrer, de forma fácil e rápida, a informação clínica e científica constantemente atualizada.
Segundo um relatório da Direção-Geral da Saúde, em 2019, morreram em Portugal mais de 13.500 pessoas por doenças atribuíveis ao tabaco, das quais 10.814 homens e 2.745 mulheres.
Entre as matérias em discussão está o acesso a qualquer produto médico que permita colocar as pandemias sob controlo, em condições de igualdade entre os países independentemente do seu poder económico.
Segundo a SCML, o Hospital de Sant’Ana terá capacidade para acolher simultaneamente mais de 20 utentes em internamentos sociais enviados por hospitais do SNS e o protocolo que está a ser ultimado com o Ministério da Saúde prevê um valor base de 1.400 euros por utente.
“Os programas de saúde oral e os médicos dentistas devem ser aproveitados para uma vertente de promoção de hábitos saudáveis, nomeadamente na alteração da mudança comportamental e de fatores de risco”, disse o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.
Segundo o ministro da Saúde, o Governo abriu todas as vagas disponíveis no país, 978 vagas, embora sabendo que só haviam 307 novos médicos de família.