Especialistas alertam que glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo

De 10 a 16 de março celebra-se a Semana Mundial do Glaucoma, com o mote ‘No glaucoma, tempo é visão’. Em comunicado divulgado, especialistas da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) salientam a importância de um diagnóstico precoce face a esta doença crónica e progressiva que afeta cerca de 200 mil pessoas em Portugal.

Conjuntivite alérgica afeta 15-20% da população mundial

“A conjuntivite alérgica tem uma incidência a aumentar, afetando 15-20% da população mundial. A maioria das situações (66%) cursa com rinite alérgica concomitante”, afirma Ricardo Nunes, oftalmologista e um dos oradores da sessão “A conjuntivite alérgica nos cuidados de saúde primários”, que se vai realizar no dia 1 de fevereiro, às 11h30, e contar também com a participação dos imunoalergologistas Mário Morais de Almeida, como moderador, e Helena Pité, como palestrante.

  • retina

Estudo mostra como os genes na retina são regulados durante o desenvolvimento

Investigadores do National Institutes of Health dos EUA mapearam a organização 3D do material genético dos principais estágios de desenvolvimento da formação da retina humana. Para tal usaram modelos intrincados de uma retina cultivada em laboratório. 

Go to Top