• acuidade visual

Estudo mostra como os genes na retina são regulados durante o desenvolvimento

Investigadores do National Institutes of Health dos EUA mapearam a organização 3D do material genético dos principais estágios de desenvolvimento da formação da retina humana. Para tal usaram modelos intrincados de uma retina cultivada em laboratório. 

iCBR-FMUC ganha 300 mil euros para investigar distrofias hereditárias da retina

Dois investigadores do Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) ganharam 300 mil euros para desenvolver o tratamento de uma doença hereditária da retina. O valor atribuído é o mais alto das 5 edições da bolsa EURETINA, da Sociedade Europeia de Especialistas em Retina.

  • miopia

Atropina em baixas doses ajuda crianças com miopia, indica estudo

Na 127ª reunião anual da Academia Americana de Oftalmologia, que decorreu entre 3 e 6 de novembro, foram apresentados três novos estudos, incluindo um que mostra que baixas doses de atropina podem ajudar a retardar a miopia em crianças.

José Cunha-Vaz: “Orgulho-me da Oftalmologia portuguesa”

José Cunha-Vaz, Presidente Honorário da Associação para Investigação Biomédica em Luz e Imagem (AIBILI), é o vencedor do Helen Keller Prize for Vision Research. Em entrevista lembra as suas descobertas na área da retinopatia diabética e alerta para a “falta de massa crítica” na investigação.

  • acuidade visual

Dieta mediterrânica diminui em mais de metade o risco de degenerescência macular da idade

As pessoas que optam por uma dieta mediterrânica têm menos 60% de risco de vir a sofrer de degenerescência macular da idade (DMI) mesmo que tenham fatores genéticos que propiciem o desenvolvimento desta patologia.

  • estrabismo

Doença de Alzheimer poderá ser diagnosticada mais cedo através da retina, indica estudo

Com o envelhecimento da população, nomeadamente nos países ocidentais, a descoberta poderá contribuir para um diagnóstico atempado de uma doença que tem aumentado e que tem um forte impacto na vida do doente e dos cuidadores.

Go to Top