Lentes oftálmicas especiais reduzem a progressão da miopia infantil
Ensaio clínico publicado na JAMA Ophthalmology concluiu que lentes com microlentes altamente asféricas reduziram a progressão da miopia e o alongamento axial em crianças, ao longo de dois anos.

As lentes oftálmicas com microlentes altamente asféricas poderão ser uma opção eficaz no controlo da progressão da miopia infantil, segundo um ensaio clínico aleatorizado publicado online a 20 de agosto de 2026 na revista JAMA Ophthalmology.
O estudo envolveu 159 crianças norte-americanas, com idades entre os 6 e os 12 anos, distribuídas por dois grupos: um utilizou lentes com microlentes altamente asféricas (HAL) e o outro lentes monofocais convencionais. Após 24 meses, a progressão média da miopia foi de −0,25 dioptrias no grupo HAL, face a −0,90 dioptrias no grupo de controlo, correspondendo a uma redução relativa de 71%.
O alongamento axial médio também foi inferior nas crianças que utilizaram as lentes HAL: 0,21 mm, comparativamente com 0,45 mm no grupo de controlo, uma redução relativa de 53%. Não foram registados acontecimentos adversos oculares graves nem associados às lentes.
Apesar dos resultados promissores, os autores salientam a necessidade de um seguimento mais prolongado para avaliar a eficácia sustentada desta abordagem. O estudo foi financiado pela Essilor International, e vários autores declararam vínculos profissionais à empresa ou à entidade de investigação envolvida.
Consulte o artigo original
SO
Notícia relacionada
Asma materna pode aumentar risco de retinopatia da prematuridade, indica estudo












