SaudeOnline.pt / Oftalmologia-entrevistas
  • retinopatia diabética

“A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em indivíduos em idade ativa em Portugal”

No Dia Mundial da Diabetes, que se assinala hoje, Miguel Lume, médico oftalmologista, chama a atenção para o diagnóstico precoce da retinopatia diabética para se evitar a cegueira. Em entrevista, apela ainda à reorganização dos serviços de Oftalmologia.

Inteligência artificial na Oftalmologia. “Veio alterar o paradigma do raciocínio médico”

No âmbito da Reunião do Grupo Português da Retina e Vítreo 2023, que se realiza entre os dias 27 e 28 de outubro em Ponta Delgada, nos Açores, o SaúdeOnline entrevistou Carlos Marques Neves, coordenador do Grupo Português da Retina e Vítreo e diretor e docente na da Clínica Universitária de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

José Cunha-Vaz: “Orgulho-me da Oftalmologia portuguesa”

José Cunha-Vaz, Presidente Honorário da Associação para Investigação Biomédica em Luz e Imagem (AIBILI), é o vencedor do Helen Keller Prize for Vision Research. Em entrevista lembra as suas descobertas na área da retinopatia diabética e alerta para a “falta de massa crítica” na investigação.

“Os oftalmologistas não podem continuar a discutir Oftalmologia apenas com oftalmologistas”

Sérgio Azevedo é coordenador do projeto OFTALGEST e faz uma antevisão do II OFTALGEST, que vai decorrer nos dias 18 e 19 de maio, em Viana do Castelo. Ao SaúdeOnline destaca alguns dos temas em debate num evento que visa juntar oftalmologistas, mas também gestores, administradores e responsáveis políticos.

  • Congresso de Oftalmologia

Entrevista. “O ato médico em Oftalmologia deve ser exclusivo dos médicos oftalmologistas”

Rita Flores, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, alerta para a necessidade de se definir o que é um ato médico em Oftalmologia para se evitar a partilha do mesmo com outras classes profissionais. Outra premissa é a educação da população para a importância da saúde da sua visão.

Entrevista. “O subdiagnóstico do glaucoma é uma realidade presente em países com sistemas de saúde muito diversos”

Teresa Gomes, médica oftalmologista e coordenadora do Grupo Português de Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), alerta para o “subdiagnóstico” do glaucoma. Aponta ainda a necessidade de haver formas de sinalizar os grupos de risco.

Oftalmologia. “A maioria da população recorre ao privado. O acesso é difícil”

O acesso aos cuidados de saúde ocular ainda fica aquém do necessário em Portugal. Cerca de 13% das pessoas nunca recorreram a este tipo de cuidados, o que "é preocupante", destaca a vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Angelina Meireles, em entrevista ao SaúdeOnline, concedida juntamente com o também oftalmologista Rufino Silva.

  • Congresso de Oftalmologia

“Há ainda algum grau de subdiagnóstico da retinopatia diabética”

A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira evitável na população ativa. Existe subdiagnóstico mas têm-se registado melhorias nos últimos anos, pelo menos nos maiores centros urbanos, diz, em entrevista, Rita Flores, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Go to Top