SaudeOnline.pt / Dor-Online
  • Ilhas sem Hospital

Ilhas sem Hospital. “Continua a haver uma lacuna de profissionais com as competências para assegurar uma prestação de cuidados de qualidade”

No âmbito das I Jornadas das Ilhas sem Hospital, que decorreram nos dias 27 e 28 de outubro, o SaúdeOnline entrevistou Débora Andrade, Enfermeira Especialista na Área da Pessoa em Situação Crítica e presidente do evento, com o intuito de conhecer a realidade destas regiões.

  • cuidados paliativos

Cuidados Paliativos. “A maioria das equipas não tem o número mínimo de profissionais”

No âmbito da conferência "Multidisciplinaridade em Cuidados Paliativos", Joana da Graça, uma das organizadoras do evento e médica especialista em Oncologia Médica no Centro Clínico de Lisboa do SAMS, fala sobre a realidade atual dos Cuidados Paliativos em Portugal e do que deve ser melhorado.

  • Guia de Recursos sobre a Dor

Guia de Recursos sobre a Dor reúne “as vozes da comunidade, a dor dos migrantes e a dor LGBT”

Pelo facto de a dor ser algo que "está sempre presente", e dado que "a forma como a mesma é tratada e encarada tem as suas especificidades", a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde teve a ideia de criar "um projeto inovador onde a dor não fosse apenas tratada de uma forma fisiológica, mas de um modo biopsicossocial", afirma a presidente da SPLS e coordenadora do projeto, Cristina Vaz de Almeida.

“Numa altura em que se está a reestruturar a prestação de cuidados de saúde, a primeira mensagem a passar é alertar para o doente crítico”

No âmbito do III Congresso Internacional "UP TO DATE – Emergência", que se realizou no sábado, dia 14 de outubro, o SaúdeOnline entrevistou o organizador do evento, o enfermeiro Filipe Fernandes, que é ainda professor na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, onde é coordenador pedagógico da Formação Pós Graduada na área da Emergência e Doente Crítico.

  • reabilitação

Estudo da FMUP mostra que referenciação para reabilitação em Portugal é reduzida

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), que estudou o perfil do doente internado em Cuidados Paliativos em Portugal, demonstra que atualmente a referenciação para a reabilitação nesta área é reduzida.

APCP exige dados concretos sobre o estado dos cuidados paliativos em Portugal

Devido ao facto de a APCP continuar sem "receber qualquer resposta por parte do Governo", mesmo após ter solicitado os dados do relatório de execução relativo ao Plano Estratégico de Desenvolvimento para os Cuidados Paliativos 2021-2022, a associação volta a salientar as suas preocupações.

Go to Top