Picada de insetos é responsável por 20% das mortes por anafilaxia

A reação alérgica à picada de insetos como abelhas e vespas é responsável por cerca de 20% das mortes por anafilaxia, revelou a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). Esta foi a terceira causa mais frequente de reação alérgica, depois dos alimentos e medicamentos.

  • Poluentes atmosféricos

Poluentes atmosféricos colocam a polinização em risco, indica estudo

Os poluentes atmosféricos prejudicam a saúde humana e novas investigações confirmaram que também colocam em risco a chegada dos alimentos à mesa, porque estes agentes estão a dificultar a polinização a nível global.

Vacinas anti-infecciosas – é tempo de atuar. Porquê?

Rui Costa, médico de família e coordenador do summit, fala sobre o tema "Vacinas anti-infecciosas - é tempo de atuar". Tal como refere as doenças infecciosas, nomeadamente as que são preveníveis pelas vacinas, mantam muitas pessoas anualmente. "E nós queremos salvar vidas", salienta. Veja o vídeo.

  • Rita Aguiar

“Mesmo que a toma do fármaco seja feita há vários anos, este pode ser a causa de um episódio de anafilaxia”

Rita Aguiar, imunoalergologista, foi a oradora da sessão "Emergência alergológica: Anafilaxia", que decorreu na manhã desta sexta-feira. Durante a sua intervenção, a especialista destacou a necessidade de agir rapidamente perante um episódio anafilático, tendo em conta os critérios de diagnóstico, para que possa ser rapidamente administrado o tratamento correto.

“A dispneia é um sintoma muito subjetivo”

Cláudia Vicente, médica de família e oradora da sessão "Abordagem do doente com dispneia na consulta de MGF, explica que a dispneia é um sintoma muito subjetivo, com causas do foro físico e psicogénico. Veja o vídeo.

Go to Top