SaudeOnline.pt / MGFonline / mgf-entrevistas
  • microbiota

“O acesso a Consultas de Nutrição no SNS é manifestamente insuficiente”

Em entrevista, a coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School considera que o acesso no SNS ainda é limitado, "não só por a procura ser maior que a oferta, como também pelo facto de a procura ser ainda inferior à real necessidade".

Entrega da medicação para a Hepatite C chega a demorar meses. “É injusto e uma barreira à eliminação”

Para Guilherme Macedo, parte da explicação para os atrasos está na plataforma utilizada pelos clínicos, “totalmente desajustada do que é necessário para tratar os doentes”.

“Os profissionais de saúde são os primeiros responsáveis pela literacia dos seus utentes”

Em entrevista exclusiva, a doutorada em Ciências da Comunicação e investigadora do ISCSP Cristina Vaz de Almeida e o especialista em Medicina Geral e Familiar Rui Nogueira destacam as principais lacunas nesta área, a nível nacional. “A nossa obrigação enquanto profissionais de saúde é disponibilizar os meios que possam capacitar as pessoas para tomar decisões acertadas em defesa da sua saúde”, defendem os responsáveis. No entanto, “esta é uma tarefa cada vez mais complexa que exige preparação e treino”.

  • asma

Asma. “Ainda verificamos, aos dias de hoje, algum subdiagnóstico”

Em entrevista ao SaúdeOnline, o presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) destaca o subdiagnóstico, o subtratamento e o subcontrolo dos doentes com asma como um dos principais desafios da prática clínica da Imunoalergologia.

Reinhold Kreutz. O futuro do tratamento e do controlo da hipertensão arterial

Em entrevista, o presidente da Sociedade Europeia de Hipertensão perspetiva o futuro, apontando para os novos fármacos em desenvolvimento e para os dispositivos de monitorização dos níveis de pressão arterial, que, no entanto, ainda devem demorar anos até poderem ser aplicados na prática clínica.

O que têm em comum uma CEO, uma influencer, um político e um especialista em Estética? Serem MF “fora da caixa”

No 39.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (MGF), alguns médicos de família cuja prática extravasa os cânones mais clássicos do que se entende pela prática desta especialidade, partilharam as suas experiências “fora da caixa”.

  • DPOC

DPOC. “Há um subdiagnóstico da doença nos vários níveis de cuidados”

Em entrevista, a pneumologista do Hospital Pedro Hispano (de Matosinhos) salienta que maioria dos diagnósticos são feitos já com a doença numa fase grave ou muito grave e reforça a necessidades de os especialistas “pensaram” na doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

Go to Top