WONCA 2025. “Será uma montra das boas práticas em MGF em Portugal”

Nina Monteiro, co-chair do WONCA 2025, faz uma antevisão do WONCA 2025, o evento que reúne internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar de diferentes partes do mundo. O primeiro prazo de inscrições, com valor mais baixo, termina a 25 de junho e os trabalhos podem ser submetidos até 31 de março.

Síndrome de apneia obstrutiva do sono associada a maior risco de doença coronária e AVC

Daniela Ferreira, pneumologista e Presidente da Associação Portuguesa do Sono, alerta para os sinais e sintomas da síndrome de apneia obstrutiva do sono. A patologia está associada a outros problemas de saúde, por isso deve procurar-se apoio médico na fase inicial. Hoje assinala-se o Dia Mundial do Sono.

Doença renal crónica. “A pesquisa de albumina na urina, por si só, não é suficiente para diagnóstico precoce”

A doença renal crónica, nas fases iniciais, é assintomática, o que contribui para o atraso no diagnóstico. No Dia Mundial do Rim, que se assinala hoje, Fernando Domingos, diretor do Serviço de Nefrologia da ULS Amadora-Sintra, alerta para a importância do diagnóstico precoce, com base na relação albuminúria/creatininúria.

“Estudos científicos apontam para uma forte correlação entre perda auditiva e degradação cognitiva”

Ouvir bem é importante para a qualidade de vida, mas também para prevenir o surgimento ou o agravamento de problemas cognitivos, nomeadamente de demências. Celso Martins é audiologista e Professor Convidado na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e alerta para esta correlação.

  • HPV

HPV e vacinação. “Existe eficácia demonstrada na redução das lesões”

A vacinação contra a infeção por HPV tem permitido a redução de lesões como condilomas. Face aos seus benefícios, o médico de família tem “um papel imprescindível” para se alcançar a imunidade de grupo, como defendem as médicas de família Ana Sofia Marafona, da ULS São João, e Jéssica Nunes, da ULS Algarve.

Menos rigidez nas USF e deixar de lado os “pecados” da reforma

Jaime Correia de Sousa e Isabel Pereira dos Santos receberam, em ex-aequo, o Prémio “Médico de Família ao Longo da Vida” na Gala Prémio Médicos de Família de Ouro, que decorreu em janeiro, no Porto. Numa conversa de amigos e colegas, falam sobre o passado, o presente e o futuro da Medicina Geral e Familiar. Em suma, ambos concordam que é preciso alterar o “o modelo rígido das USF” quer do ponto de vista organizacional quer funcional, para que permita a atratibilidade e fixação de médicos no Serviço Nacional de Saúde.

Perturbações do comportamento alimentar. Projeto RIPA permitiu recuperação de 90% das utentes

Joana Crawford é psiquiatra do projeto RIPA - Resposta Integrada para as Perturbações do Comportamento Alimentar da Clínica Psiquiátrica de S. José, das Irmãs Hospitaleiras. Em entrevista, faz um balanço do programa de Hospital de Dia, que já devolveu a vida a várias mulheres entre os 14 e 60 anos.

Baixo Alentejo. “A maior dificuldade não é a falta de autonomia, mas atrair e fixar médicos”

Luís Coentro é diretor clínico para os cuidados de saúde primários da ULS Baixo Alentejo. Em entrevista, fala sobre as dificuldades sentidas na região para se atrair e fixar médicos de família e conta como tem sido o crescimento da relação entre cuidados primários e hospitalares numa unidade local de saúde que já existe desde 2008.

“Não existe um tratamento para a dor que seja igual para todos os doentes”

“Medicina à Medida” é a temática central do Congresso ASTOR 2025 - 32º Congresso de Medicina da Dor. Elsa Verdasca, presidente da ASTOR, fala sobre a abordagem individualizada da dor, que é a que faz cada vez mais sentido em Medicina.

  • hesitação vacinal

“Urge conferir ferramentas aos profissionais de saúde para se desconstruir a hesitação vacinal”

Helena Soares é coordenadora da Formação Avançada em Hesitação Vacinal da NOVA Medical School, que se vai realizar entre 5 e 16 de maio, online, e cujas candidaturas estão abertas até 21 de abril. Em entrevista, aborda a forma como as redes sociais influenciam a não adesão à vacinação, que tem levado ao ressurgir de doenças.

Go to Top