• Geriatria

“Consultores em Geriatria nos cuidados primários e unidades geriátricas nos hospitais são medidas fundamentais”

José Gomes Ermida é o homenageado da terceira edição do Congresso Multidisciplinar da Dor. Em causa está o seu trabalho no desenvolvimento da Geriatria em Portugal, quer no Serviço de Medicina dos então Hospitais Universitários de Coimbra quer como formador e voz defensora da criação da especialidade de Geriatria.

  • suplementação

“Hoje em dia qualquer pessoa adquire suplementos sem saber muito bem o porquê da sua toma”

Em entrevista, Liliana Natário, nutricionista no Hospital da Luz, fala sobre a relativização dos suplementos alimentares. A especialista em Nutrição Funcional salienta a importância de que a suplementação deve ser orientada por um profissional, caso contrário, a sobredosagem e/ou a interação entre medicamentos podem provocar efeitos prejudiciais à saúde das pessoas.

  • depressão

“Alguns dos mecanismos envolvidos no burnout são centrais na depressão”

A síndrome de burnout não é uma patologia psiquiátrica, mas quando não é tratada, pode ser fator de risco para a depressão. João Bessa, presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), fala sobre as duas condições e apela à valorização do descanso e do ‘desligar’ do mundo digital nas férias.

  • Vítor hugo azevedo

“A Fisioterapia é um dos elementos centrais na reabilitação das pessoas que vivem com condição pós-covid”

Em entrevista, Vitor Hugo Azevedo, professor adjunto da Escola Superior de Saúde do Alcoitão e fisioterapeuta respiratório e intensivista da UCI 1 da ULS Lisboa Ocidental, fala do papel da Fisioterapia Respiratória na reabilitação de pessoas que vivem com condição pós-covid.

  • canábis medicinal

“Portugal está na linha da frente do cultivo de canábis medicinal na Europa”

A evolução na área da canábis medicinal tem sido “notória”, na opinião de Catarina Paiva, farmacêutica especialista em Farmácia Comunitária. A também estudante do Doutoramento na Faculdade de Farmácia - Universidade de Coimbra e membro do Conselho Consultivo Científico do OPCM, tece algumas considerações sobre a evolução desta atividade, em Portugal.

  • hepatite

Dia Mundial de Combate à Hepatite. “Os migrantes devem ser integrados em programas de rastreio”

No âmbito do Dia Mundial de Combate à Hepatite, que se celebrou no domingo, Paulo Carrola, coordenador do Núcleo de Estudo das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, faz uma reflexão sobre a forma como se tem processado o controlo das hepatites em Portugal. Em entrevista, refere temas como o impacto da imigração relativamente a estas doenças.

  • nutrição

Nutrição pediátrica. “Adesão das crianças a dietas especiais pode ser um processo desafiante”

Em entrevista, Bárbara Plácido, nutricionista com pós-graduação em Nutrição Pediátrica, aborda a importância, o impacto e as peculiaridades de vários tipos de alimentação específicos para determinadas condições médicas ou metabólicas que podem surgir na infância. A especialista fala, ainda, dos desafios inerentes e da importância de um acompanhamento multidisciplinar destes casos.

  • Canábis medicinal

Canábis medicinal. “A comparticipação é o melhor caminho, quer do ponto de vista financeiro quer da segurança”

Carla Dias, Presidente do Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM), aborda a importância da canábis medicinal no tratamento de determinadas patologias. Em entrevista ao SaúdeOnline, alerta, também, para a necessidade da comparticipação deste tratamento para se evitar, sobretudo, o recurso ao mercado ilegal.

  • epilepsia

Epilepsia na idade pediátrica. “O aspeto mais dramático é a imprevisibilidade das crises”

Cristina Pereira, neuropediatra e neurofisiologista do Hospital Pediátrico e Centro de Referência de Epilepsia Refratária da ULS de Coimbra, aborda as causas da epilepsia na idade pediátrica e os problemas de aprendizagem.

  • João Gramaça

Cancro da bexiga. “Um doente com sintomas carece sempre de descartar uma infeção ou incontinência urinária

Maio é o mês da consciencialização para o cancro da bexiga. Em entrevista, João Gramaça, especialista em Oncologia Médica, fala da importância de não descurar os sintomas, que podem ser facilmente confundíveis com casos de incontinência ou de infeção urinária. Aborda ainda as opções de tratamento atuais, bem como o papel do HPV enquanto fator de risco neste cancro.

Go to Top