SaudeOnline.pt / MGFonline / mgf-entrevistas

João Morais. “Não é por ser idoso que não se faz terapêutica anticoagulante”

A terapêutica de anticoagulação no doente geriátrico nem sempre foi possível. Atualmente, é uma opção importante para prevenir acidentes cardiovasculares, segundo João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria.

Doente geriátrico. “Os cuidados de saúde primários são fundamentais na preservação da sua autonomia”

Mariana Alves, médica internista no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, alerta, em entrevista, para o acompanhamento do doente geriátrico. Face à complexidade destes doentes, com multipatologia, considera que os cuidados de saúde primários têm um papel "fundamental" no controlo das várias comorbilidades que aumentam risco de doença cardíaca. Alerta ainda para a "cascata iatrogénica" por causa da polimedicação.

Reabilitação respiratória. “Estamos muito aquém das necessidades”

O número de doentes em reabilitação respiratória e em lista de espera "é francamente inferior ao expectável", sublinha a diretora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da DGS. Em entrevista, Cristina Bárbara defende o envolvimento dos municípios e dos centros de saúde nesta área.

Entrevista. “Cerca de 80 a 85% dos doentes com cancro do pulmão são fumadores”

Novembro é o Mês de Sensibilização para o Cancro do Pulmão, cuja causa principal continua a ser o tabagismo. Telma Sequeira, pneumologista do IPO Lisboa e Assistente convidada de Genética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, fala sobre a doença e o aumento da sobrevida.

“A proximidade entre todos os que trabalham na área da diabetes constitui uma mais-valia para profissionais e utentes”

Ana Paula Pona e Magda Sofia Silva são médicas internistas Centro Hospitalar Barreiro Montijo CHBM e autoras do livro “Diabetes de Bolso” (LIDEL). Ao SaúdeOnline, falam da obra que se destina a todos os profissionais de saúde.

“Um dos desígnios da SPEDM é trabalhar em parceria com a MGF na luta contra a diabetes”

No Dia Mundial da Diabetes, João Jácome de Castro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetes Mellitus (SPEDM), alerta para uma doença que continua a ser uma preocupação.

  • poesia - raul marques pereira

Entrevista. “Os CSP são imprescindíveis no diagnóstico e controlo da Dor”

Raul Marques Pereira, médico de família na USF Lethes, em Ponte de Lima, é o novo coordenador do MGF.dor - Grupo de Estudos de Dor da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Em entrevista aborda o problema da dor e o papel dos cuidados de saúde primários.

Entrevista. “Houve uma rutura maciça no rastreio do cancro do colo do útero na Europa”

A 198ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Ginecologia , que decorre nos dias 11 e 12 de novembro, em Cascais, é organizada pela Secção Portuguesa de Colposcopia e Patologia do Trato Genital Inferior (SPCPTGI). Ao SaúdeOnline, a coordenadora da Secção, Amélia Pedro, alerta para o impacto negativo da covid-19 no rastreio do cancro do colo do útero.

Gestão da diabetes na MGF. “É importante assegurar equipas com enfermeiros e nutricionistas”

Em entrevista, o especialista em Medicina Geral e Familiar aponta os maiores desafios no acompanhamento dos diabéticos na MGF. Manuel Rodrigues Pereira antecipa também o 4º Encontro Anual de Diabetologia da AMPGF, que vai decorrer a 10 e 11 de novembro, em Aveiro.

Go to Top